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Instruções

Verificar a sua identidade

O nosso objetivo é que os hóspedes e os anfitriões na Airbnb possam confiar uns nos outros.

Embora nenhum processo de identificação seja infalível e não possamos dar garantias quanto à identidade das pessoas, tomamos medidas para ajudar a que todos se sintam confiantes de que os hóspedes e os anfitriões na Airbnb são genuínos. É por isso que temos procedimentos em vigor para tentar verificar a identidade dos nossos utilizadores.

Exigimos a verificação dos anfitriões de anúncios, dos novos coanfitriões e dos hóspedes que reservam. Quando reserva uma estadia ou se regista para fazer parte da comunidade de anfitriões, podemos ter de verificar informações pessoais, como o nome legal, o endereço, o número de telefone e outros dados de contacto. 

Podemos pedir uma fotografia do seu documento de identificação oficial e uma selfie quando não formos capazes de confirmar a sua identidade utilizando as informações pessoais que forneceu. Em determinados países, os métodos de verificação que utilizam as informações pessoais fornecidas pelos utilizadores podem não estar disponíveis e/ou ser eficazes. Noutros casos, podemos detetar anomalias na plataforma. Nestes casos, também solicitamos uma fotografia do seu documento de identificação oficial e/ou uma selfie. Além disso, determinadas Experiências podem exigir que verifique a sua identidade.

Consulte a nossa Política de Privacidade e saiba mais sobre a confiança e segurança na Airbnb.

OBSERVAÇÃO

O facto de uma pessoa ter "identidade verificada" ou ter um emblema de identidade verificada significa apenas que forneceu informações que foram validadas. Este processo tem salvaguardas implementadas, mas não dá garantias de que alguém é realmente quem diz ser.

Porque verificamos a identidade

Verificar a identidade de hóspedes e anfitriões ajuda-nos a:

  • Minimizar comportamentos fraudulentos
  • Realizar verificações de antecedentes, quando permitido pela legislação aplicável
  • Cumprir a legislação aplicável, que inclui pagamentos e legislação fiscal
  • Responder e investigar questões de segurança e proteção, como assaltos ou roubos

Como funciona este processo

Como parte do processo de verificação de identidade, podemos pedir-lhe que forneça:

  • Nome legal, morada e/ou outras informações pessoais: nalguns casos, estes são suficientes para verificarmos a sua identidade. Tenha em atenção que, em determinados países, os métodos de verificação que utilizam as informações pessoais que nos forneceu podem não estar disponíveis e/ou ser eficazes, pelo que, nesses casos, pediremos uma fotografia do seu documento de identificação oficial e/ou uma selfie.
  • Fotografia de um documento de identificação oficial: pode ser a carta de condução, o passaporte ou o cartão de cidadão. Saiba mais sobre os tipos de documentos oficiais que aceitamos e quaisquer redações permitidas às fotos dos documentos de identificação pessoais.
  • Selfie: juntamente com o documento de identificação oficial, podemos também pedir-lhe que nos envie uma fotografia sua. Se não conseguir enviar-nos uma selfie que corresponda ao seu documento de identificação oficial, pode contactar-nos e pedir para usar um método de verificação alternativo.

Observação: se estiver a hospedar em nome de uma empresa, pode ser-lhe solicitado que verifique mais informações da sua conta e de quaisquer contas associadas à sua empresa. Saiba mais.

Se receber rendimentos provenientes do arrendamento de alojamentos, da oferta de Experiências ou de cohospedagem, se for residente de um dos estados-membros da UE ou se os rendimentos forem recebidos de um espaço anunciado na UE, ser-lhe-á pedido que verifique informações adicionais para a sua conta. Saiba mais.

Quanto tempo demora a verificação de identidade

Após enviar as informações, a sua identidade pode demorar algum tempo a ser confirmada. É importante garantir que as informações fornecidas são válidas, exatas e estão atualizadas. Caso contrário, o processamento poderá demorar mais tempo.

Como verificar a sua identidade nas configurações da conta

Para verificar a identidade, aceda às configurações da conta e envie-nos uma foto do seu documento de identificação oficial. Pode fazê-lo ao configurar uma conta ou ao atualizar os detalhes da sua conta.

Está a ter problemas?

  • Verifique as mensagens: pode ter recebido informações adicionais por SMS, e-mail ou telefone. Julga que pode ter perdido um e-mail? Saiba porquê.
  • Conceda permissões de acesso à câmara: a aplicação Airbnb ou o navegador podem necessitar de permissões para aceder à sua câmara. Ainda não funciona? Experimente atualizar a aplicação ou a página.
  • Utilize fotos de alta qualidade: tire fotos numa divisão bem iluminada, confirme se o seu rosto está nítido e não escondido e enquadre as informações dentro das linhas brancas apresentadas. Usar o modo "auto" permitirá que a aplicação tire automaticamente fotos de alta qualidade, mas pode sempre voltar a optar por tirar manualmente as fotos. São permitidos adereços de cabeça religiosos, mas certifique-se de que conseguimos ver os seus olhos, nariz e boca.
  • Envie fotos de um documento de identificação oficial original (e não uma fotocópia) sem danos: não podemos aceitar uma fotocópia, um PDF ou outra cópia digital do documento de identificação oficial. Certifique-se de que a fotografia de perfil está nítida e não está manchada.  Se o documento de identificação tiver duas faces, como a carta de condução ou o documento de identificação oficial, envie fotografias da frente e do verso. Saiba mais sobre como enviar o seu documento de identificação oficial, incluindo orientações específicas por país, se relevante para a sua localização.
  • Tire uma foto direta do documento de identificação oficial: uma foto do documento de identificação oficial exibida noutro telemóvel ou computador não é aceitável.

Quando verificamos a sua identidade

Todos os hóspedes devem verificar a identidade ao reservar espaços para estadias e, no caso das Experiências, sempre que for solicitado pelos anfitriões. Todos os anfitriões devem verificar a identidade ao criar anúncios ou Experiências pela primeira vez, ou quando recebem convites para cohospedar um espaço. 

Pode ser solicitado aos anfitriões que passem por uma verificação de identidade periodicamente por motivos de conformidade legal. Os anfitriões que não concluírem a verificação de identidade podem não conseguir receber novas reservas até o terem feito.

Reservas

Para reservarem um alojamento, todos os hóspedes têm de concluir a verificação de identidade. Para reservar uma Experiência, os hóspedes podem ter de concluir a verificação de identidade se os anfitriões o exigirem. 

Se não conseguirmos verificar a sua identidade com as informações que partilhar no momento em que faz a reserva, iremos solicitar que a verifique de outra forma, como, por exemplo, partilhar o seu nome legal, a morada ou outras informações de contacto. Também podemos pedir uma fotografia do seu documento de identificação oficial e uma selfie, caso não consigamos confirmar a sua identidade com êxito utilizando estes dados. 

Em determinados países, os métodos de verificação que utilizam as informações pessoais fornecidas pelos utilizadores podem não estar disponíveis e/ou ser eficazes. Nestes casos, pediremos uma fotografia do seu documento de identificação oficial.

É importante garantir que as informações fornecidas são válidas, exatas e estão atualizadas, caso contrário, o processamento pode demorar mais tempo. Quanto mais depressa fornecer estas informações, mais depressa poderemos confirmar a sua reserva para poder partir.

OBSERVAÇÃO

Se está a tentar efetuar uma reserva, é muito importante que nos forneça as informações necessárias o mais tardar no prazo que lhe indicarmos.

Se não conseguirmos verificar a sua identidade antes do prazo especificado, a sua reserva não poderá ser confirmada.

Anúncios

Os novos anfitriões que criem um anúncio ou uma Experiência pela primeira vez têm de concluir uma verificação de identidade utilizando as informações fornecidas durante a configuração de conta. 

Se os métodos de verificação que utilizam as informações pessoais que forneceu não estiverem disponíveis e/ou não forem eficazes no seu país de residência ou se não conseguirmos confirmar com êxito a sua identidade utilizando este método, solicitaremos uma fotografia do seu documento de identificação oficial. O anúncio não será publicado até este passo estar concluído.

Se tiver recebido um convite para cohospedar um anúncio, terá de concluir a verificação de identidade antes de poder aceitar.

Os anfitriões existentes, coanfitriões designados como anfitriões principais ou anfitriões de Experiências terão de concluir a verificação de identidade assim que possível. Se não o fizerem, podem ser alvo de consequências como o bloqueio do calendário.

Os anfitriões existentes, coanfitriões designados como anfitriões primários ou anfitriões de Experiências terão de concluir a verificação de identidade assim que possível. Se não o fizerem, podem ser alvo de consequências como o bloqueio do calendário.

Se tiver o calendário bloqueado porque não concluiu a verificação de identidade, não poderá receber novas reservas até realizar este passo.

Os anfitriões podem verificar a respetiva identidade na nossa página de verificação de identidade. Nesta página, pode:

  • Carregar uma foto existente do seu documento de identificação
  • Tirar uma foto do seu documento de identificação com a webcam

Emblema de identidade verificada

As contas que concluíram o processo de verificação de identidade podem ser distinguidas pelo emblema de "identidade verificada". Assim que uma pessoa obtém o emblema, aplica-se tanto no papel de hóspede como de anfitrião.

Após verificar a identidade, se alterar as suas informações pessoais, como o nome, ou se remover o documento de identificação oficial do perfil, pode perder o emblema de "identidade verificada" e ter de voltar a verificá-la para poder reservar ou aceitar reservas.

Observação: alguns anfitriões empresariais podem criar várias contas para gerir todos os seus anúncios. Nestes casos, as contas de anfitrião associadas podem nem sempre incluir um emblema de "identidade verificada", mesmo que a empresa que opera a conta o tenha feito. Saiba mais sobre a verificação de empresas.

Onde é apresentado o estado da verificação de identidade

O estado da verificação de identidade pode ser apresentado no seu anúncio, através da etiqueta "identidade verificada", ou em toda a Airbnb, através de um emblema vermelho com uma marca de verificação junto da sua foto de perfil. O estado da verificação de identidade também é apresentado no seu perfil, na secção com o título [O seu nome] tem as seguintes informações verificadas:.

O que partilhamos

As suas informações de identificação são tratadas conforme descrito na nossa Política de Privacidade e não são partilhadas com os anfitriões ou outros hóspedes.

Podemos partilhar as suas informações de identificação com prestadores de serviços externos autorizados para apoiar o processo de verificação de identidade. Isto pode incluir aspetos como verificar a identidade, autenticar os documentos de identificação e realizar verificações de antecedentes (quando permitido pela lei aplicável).

Como gerimos os seus dados

Apenas os funcionários autorizados da Airbnb e os prestadores de serviços externos autorizados podem aceder às informações que envia. As informações são todas armazenadas e transmitidas de forma segura, incluindo  a utilização de encriptação segura.

Processamos as informações para os fins para os quais foram recolhidas, tal como definido na nossa Política de Privacidade, incluindo o seguinte:

  • Informações pessoais que nos forneceu, tais como o nome legal, a morada e a data de nascimento:
    • Apoiar o nosso processo de verificação de identidade, tal como descrito acima
    • Responder e investigar questões de segurança e proteção para proteger os nossos utilizadores na plataforma Airbnb e a comunidade em geral
    • Seguir as orientações da comunidade da Airbnb
    • Cumprir a legislação aplicável, que inclui pagamentos e legislação fiscal
    • Deteção de comportamentos fraudulentos
    • Realizar verificações de antecedentes, quando permitido pela legislação aplicável
  • O seu documento de identificação:
    • Apoiar o nosso processo de verificação de identidade, tal como descrito acima
    • Responder e investigar questões de segurança e proteção que envolvam os utilizadores da plataforma e a comunidade em geral
    • Responder a inquéritos policiais e prestar assistência aos mesmos
    • Cumprir a legislação aplicável, que inclui pagamentos e legislação fiscal

Eliminamos os documentos de identificação após o termo de um período de retenção prescrito relacionado com os objetivos acima referidos, sujeito a qualquer retenção necessária para fins de conformidade legal. Após a eliminação do seu documento de identificação, continuaremos a reter informações da mesma para gerir a sua conta, cumprimento de disposições legais e fins gerais de segurança.

O que os anfitriões podem solicitar

Os anfitriões podem pedir-lhe um documento de identificação após a reserva, se tal estiver previsto nas regras da casa no momento da mesma, ou se for necessário para cumprir a legislação aplicável ou as obrigações contratuais.

Algumas regiões têm leis que exigem que os hóspedes se registem junto das autoridades locais. Isto pode ser feito diretamente junto das autoridades locais ou no alojamento em nome das autoridades. Se este processo for aplicável, o pedido de registo pode vir dos anfitriões de bed and breakfast, hostels ou quartos de hotel, anúncios de apartamentos ou outros alojamentos anunciados na Airbnb.

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