Avaliações de anfitriões e hóspedes a estadias
As avaliações são essenciais para aumentar a confiança na Airbnb, uma vez que permitem aos anfitriões e hóspedes avaliarem-se mutuamente. Além disso, ajudam os membros da nossa comunidade a tomarem decisões fundamentadas e a saberem o que esperar quando fazem planos. Acreditamos que um sistema de avaliação justo é o que respeita e protege as opiniões genuínas dos membros da nossa comunidade. Por esse motivo, temos várias salvaguardas em vigor para criar confiança no nosso sistema de avaliação.
Favoritos dos hóspedes e destaques
Os anúncios precisam de cinco ou mais avaliações recentes para serem elegíveis para receber a etiqueta Favoritos dos hóspedes, um destaque a indicar que o espaço faz parte dos mais apreciados ou uma etiqueta com uma classificação percentual. Saiba mais sobre os Favoritos dos hóspedes e os destaques.
Prazos para avaliar as estadias
Os anfitriões e os hóspedes só podem avaliar estadias que tenham sido reservadas e pagas na Airbnb.
Quando é que as avaliações podem ser enviadas e publicadas
Os anfitriões e os hóspedes têm 14 dias após o check-out para publicarem as avaliações. Também é possível deixar avaliações para reservas canceladas no dia do check-in ou no dia seguinte ao do check-in (às 00:00 no fuso horário do espaço).
As avaliações são publicadas quando ambas as partes submeterem as avaliações ou quando o prazo de 14 dias tiver terminado, consoante o que acontecer primeiro.
Se os anfitriões cancelarem uma reserva antes do dia do check-in, nem os anfitriões, nem os hóspedes podem avaliar a estadia.
Como deixar uma avaliação
Após cada estadia, a Airbnb vai enviar-lhe um e-mail a solicitar que deixe uma avaliação aos anfitriões ou aos hóspedes. Também pode deixar uma avaliação diretamente na Airbnb:
- Para hóspedes: aceda à página Viagens ou à caixa de entrada na Airbnb
- Para anfitriões: aceda à secção Reservas do separador Hoje ou às Mensagens da Airbnb
Observação: estas informações baseiam-se em informações públicas que constam na página de perfil dos avaliadores ou noutras informações que estes partilharam quando se registaram na Airbnb ou para concluírem uma reserva. Para ocultar informações, contacte-nos.
Como encontrar as suas avaliações
Após entrar na conta Airbnb, pode encontrar as avaliações escritas sobre si e por si no seu perfil público.
No caso de reservas com mais de um hóspede confirmado, as avaliações deixadas pelos anfitriões são apresentadas nos perfis de todos os outros hóspedes confirmados.
As avaliações são moderadas?
A Airbnb não modera as avaliações antes de serem publicadas. No entanto, as avaliações têm de estar relacionadas com reservas reais e podem ser removidas caso infrinjam a nossa Política de Avaliações..
Também temos um sistema de deteção que procura proativamente sinais de que as avaliações possam não estar relacionadas com estadias reais. Se o nosso sistema detetar que uma avaliação pode ser falsa, por exemplo, porque não corresponde a uma estadia real na Airbnb ou porque está relacionada com uma estadia cuja intenção foi melhorar as avaliações de uma pessoa, essa avaliação será removida.
Remover uma avaliação
Não é possível remover avaliações que lhe foram deixadas, mas pode denunciá-las se considerar que infringem a nossa Política de Avaliações. Consideramos que cada parte tem o direito de solicitar que o respetivo caso seja analisado por agentes diferentes, mas a Airbnb não analisará o caso mais do que duas vezes. As avaliações são removidas se infringirem a nossa Política de Avaliações e, tanto os hóspedes como os anfitriões, são informados desta decisão após a remoção.
A política foi concebida para proteger a integridade do nosso sistema de avaliações, permitindo a remoção de avaliações falsas, irrelevantes ou manipuladas, mas, de modo geral, para permitir que a opinião subjetiva das pessoas sobre uma estadia seja partilhada com outros membros da comunidade.
Pode remover uma avaliação que tenha publicada se já não refletir a sua experiência genuína como hóspede ou anfitriã/o.
Editar uma avaliação
No sentido de incentivar avaliações honestas e imparciais, limitamos a possibilidade de os anfitriões e hóspedes editarem avaliações que escreveram.
- Se enviar a sua avaliação em primeiro lugar, pode editá-la a qualquer altura durante o período de avaliação de 14 dias, até que a outra parte submeta a respetiva avaliação
- Uma vez submetidas ambas as avaliações ou terminado o período de avaliação de 14 dias, consoante o que ocorrer primeiro, estas são automaticamente publicadas e não se podem fazer mais alterações
- As avaliações dos hóspedes e dos anfitriões são publicadas em simultâneo e depois já não podem ser editadas. Desta forma, não se podem fazer avaliações em função do que cada parte escrever
- Não nos pode pedir para editar uma avaliação que lhe foi deixada, mas pode entrar em contacto connosco para pedir uma alteração do pronome de género utilizado na avaliação
Responder a uma avaliação
Pode deixar uma resposta pública a uma avaliação sobre si publicada por outra pessoa, desde que cumpra a nossa Política de Avaliações.
Apresentação, pesquisa e ordenação de avaliações
Por predefinição, as avaliações aparecem por ordem cronológica, sendo a avaliação mais recente apresentada em primeiro lugar. Os utilizadores também têm ferramentas disponíveis que lhes permitem pesquisar as avaliações utilizando palavras-chave (exemplo: limpeza, velocidade da Internet, localização, etc.) e ordenar pelas mais recentes, classificações mais elevadas ou mais baixas.
Classificação associada às avaliações
Cada avaliação tem uma classificação geral por estrelas dada pelos hóspedes, numa escala de um a cinco. A secção da classificação global mostra a distribuição relativa das classificações por estrelas. Também é apresentada uma classificação média para cada uma das seguintes subcategorias: limpeza, exatidão, check-in, comunicação, localização e relação qualidade/preço.
Informações sobre os hóspedes e a estadia
Para saber mais sobre os hóspedes que ficaram num determinado espaço e usar essas informações para verificar se o espaço corresponde às suas necessidades, pode encontrar mais informações sobre as pessoas que deixaram a avaliação, tais como:
- A cidade, o país, o continente ou a região
- A data da estadia (exemplo: junho de 2024, há três semanas, hoje, etc.)
- Tipo de viagem (exemplo: estadias com crianças, em grupo ou com animais de estimação)
- A duração da estadia (exemplo: estadia de uma noite, algumas noites, cerca de uma semana ou mais de uma semana)
Observação: estas informações baseiam-se em informações públicas que constam na página de perfil dos avaliadores ou noutras informações que estes partilharam quando se registaram na Airbnb ou para concluírem uma reserva. Para ocultar as suas informações, desative os destaques das avaliações.
Para ordenar as avaliações:
- Clique no anúncio que pretende
- Clique em Avaliações
- Clique na opção para ordenar por: Mais recentes, Melhores avaliações ou Piores avaliações
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