Faça tudo para acolher os seus hóspedes com excelência
Destaques
Um pequeno gesto de apreço ajuda muito a fazer com que os hóspedes se sintam especiais
Experimente deixar um bilhete escrito à mão para um toque pessoal
Pode fazer ainda mais ao deixar flores, bebidas, petiscos e outras iguarias
Os produtos locais podem apoiar a sua comunidade e dar aos viajantes um sentimento de pertença
Nada faz com que os hóspedes se sintam mais à vontade e bem-vindos do que uma mensagem escrita ou um ramo de flores. Se a estadia for memorável, é mais provável deixarem-lhe avaliações excelentes, recomendarem o seu espaço a amigos e familiares e até mesmo voltar a reservá-lo.
Pode surpreender e encantar os hóspedes com uma receção calorosa sem gastar demasiado dinheiro. Desde mensagens personalizadas a bolinhos acabados de sair do forno, irá encontrar neste artigo alguns exemplos das formas como vários anfitriões de todo o mundo superam todas as expectativas:
1. Escreva um bilhete de boas-vindas amigável
Quando alguém está longe de casa, receber umas boas-vindas personalizadas pode ser uma forma de não sentir saudades e ficar mais à vontade. "Tenho um pequeno quadro de giz em cada quarto que dá as boas-vindas aos hóspedes e incluo sempre os seus nomes", diz a anfitriã Huma, de Londres. "É um pequeno toque, mas todas as pessoas ficam encantadas."
Pode causar a mesma impressão com um bilhete escrito à mão. "Recentemente, decidi começar a deixar um presente de boas-vindas com um postal", diz a anfitriã Trude, de Edsberg, Suécia. Na sua mensagem, pode incluir o seu lugar favorito para tomar um café ou um facto interessante sobre a sua região.
2. Dê a provar aos hóspedes os sabores locais
Uma das melhores maneiras de ajudar os seus hóspedes a instalarem-se é apresentá-los aos melhores lugares do seu bairro. "Temos uma pastelaria local que faz um bolo de creme de canela que adoro, e trouxe um para o meu primeiro hóspede", diz o anfitrião David de San Antonio, Texas, que agora presenteia todos os seus hóspedes com o seu bolo favorito.
3. Mostre as suas competências de pastelaria
Se é um grande pasteleiro, considere destacar as suas competências de hospitalidade ao preparar a sua especialidade para os seus hóspedes. "Comecei a deixar alguns biscoitos caseiros", diz a anfitriã Beth de Roraima, Brasil. "Recebo muitos viajantes repetidos e os biscoitos foram comentados várias vezes."
4. Envolva os seus viajantes
Além de oferecer um pequeno doce aos hóspedes, o anfitrião David, de San Antonio, Texas, também lhes deixa uma garrafa de vinho. "Uso a hashtag #takeabottleleaveabottle", uma mensagem que o David usa para incentivar os hóspedes a deixarem outra garrafa para substituir aquela que beberam. Ao longo dos anos, a coleção cresceu: "Temos uma parede com cinco tipos diferentes de vinho", afirma. Esta ideia de incentivar as pessoas a levarem algo e deixarem algo é muito prática e também se pode aplicar a outras coisas, como livros.
5. Prepare uma cesta de petiscos
"Sabemos que as pessoas vêm para se divertir", diz o anfitrião Jerry de Atlanta. "Muitas vezes, quando voltam para casa têm fome." Por isso, agora abastece a sua cozinha com uma cesta de petiscos como pipocas de micro-ondas, biscoitos, batatas fritas e pretzels.
6. Personalize o seu mimo
Conheça os seus hóspedes e as respetivas necessidades. "Deixamos um pequeno mimo no check-in", diz a anfitriã Laura, de Frederick, Maryland. "Às vezes é queijo, chocolate ou bolos locais. Outras é cerveja ou uma garrafa de vinho, também produzidas na região." No entanto, antes de o fazer, ela envia mensagens aos hóspedes para saber se têm restrições alimentares: "Nem todos bebem álcool ou podem comer queijo, por isso pergunto-lhes."
Se os hóspedes tiverem filhos, alguns autocolantes ou sumos individuais podem ser uma surpresa agradável. "Se houver crianças, deixo um chupa-chupa ou um pequeno saco de doces e uma caixa de lápis de cor com um livro de colorir", diz a anfitriã Ann, de Nova Iorque. Por último, se os hóspedes viajarem com animais de estimação, pode sempre ter snacks à mão para os patudos.
7. Destaque o melhor da sua cultura local
Em muitas regiões, há pequenos mimos típicos que são símbolo do local, como as famosas grinaldas do Havai. Deixar um pequeno presente aos hóspedes no momento da chegada pode tornar a estadia mais acolhedora. "Uma das maiores coisas que fornecemos aqui são contas de Mardi Gras", diz Jordan, anfitrião de Nova Orleães, uma recordação que os hóspedes recebem com prazer e guardam na memória depois de terminarem a estadia.
8. Obtenha uma pequena ajuda da natureza
Desde flores frescas a legumes caseiros, os viajantes adoram o ar livre. "Colho um buquê de flores do meu jardim para o quarto dos viajantes", diz a anfitriã Sarah de Sayulita, México. Frutas ou legumes frescos de um jardim também podem funcionar bem. Não tem um jardim? Flores da mercearia ou do mercado local podem ser uma forma colorida de receber os seus viajantes.
9. Poupe dinheiro ao comprar a granel
Abastecer-se de mantimentos pode poupar tempo e dinheiro, mas mesmo assim pode adicionar o seu toque especial. A anfitriã Karen de Port Elizabeth, África do Sul, compra os seus biscoitos em quantidade, "o que nos permite ter biscoitos a um preço muito em conta", diz ela. Também encontrou uma maneira rápida de personalizar estes doces: "Comprámos um selador, embalamos e selamos os biscoitos com o nosso próprio rótulo."
10. Celebre ocasiões especiais
Quer os hóspedes estejam de visita durante uma festa de anos, um aniversário de casamento ou época festiva, pode ajudar a tornar a estadia ainda mais memorável. "Recebemos um casal no Ano Novo, por isso comprámos uma garrafa de champanhe", diz o anfitrião Damon, de Atlanta. A anfitriã Jennifer de Ontário, Canadá, também tem sempre a ocasião em mente. "Se um hóspede está cá para uma celebração específica, como um aniversário ou uma lua de mel, deixo algo apropriado para assinalar a data", diz ela.
Fazer tudo o que está ao seu alcance para receber os seus hóspedes da melhor forma é sempre apreciado, mas lembre-se: a hospitalidade não tem de ter um custo. Um bilhete escrito à mão pode mostrar aos seus hóspedes que está a pensar neles, o que pode fazer toda a diferença quando estão longe de casa.
Destaques
Um pequeno gesto de apreço ajuda muito a fazer com que os hóspedes se sintam especiais
Experimente deixar um bilhete escrito à mão para um toque pessoal
Pode fazer ainda mais ao deixar flores, bebidas, petiscos e outras iguarias
Os produtos locais podem apoiar a sua comunidade e dar aos viajantes um sentimento de pertença