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    Dicas de limpeza de anfitriões experientes

    Um espaço impecável mantém os hóspedes felizes e conquista excelentes comentários.
    Por Airbnb em 29 de jun. de 2021
    Leitura de 4 minutos
    Atualizado em 29 de jun. de 2021

    Destaques

    • Muitas vezes, a limpeza é o principal motivo para um comentário negativo

    • Preste especial atenção às casas de banho, aos pisos, aos lençóis e às toalhas

    • Limpar também significa arrumar e verificar se os hóspedes anteriores deixaram artigos pessoais

    • Pondere adicionar uma taxa de limpeza para compensar o seu tempo ou a despesa com um serviço de limpeza

    Os hóspedes preocupam-se muito com a limpeza. De acordo com os dados da Airbnb, a falta de limpeza é um dos principais motivos que levam os hóspedes a deixarem um comentário negativo. Por outro lado, um espaço impecável pode fomentar comentários positivos e adicionar o elogio "extremamente limpo" ao seu anúncio. Quem não gostaria disso?

    Como limpar a sua casa para receber hóspedes é diferente

    A si pode não lhe fazer diferença um pouco de cotão aqui e ali, mas aos hóspedes faz e não se vão esquecer desse pormenor quando escreverem o comentário sobre o seu espaço. Limpar um espaço para receber hóspedes requer uma atenção aos detalhes muito maior comparativamente a limpar para a sua família. Outra diferença fundamental? Está a limpar um espaço que foi utilizado por um hóspede enquanto o prepara para o próximo. Lembre-se de libertar espaço, do roupeiro à mesa de cabeceira, passando pelo frigorífico. "Não quer que o novo hóspede encontre um frango meio comido pelo hóspede anterior", refere o anfitrião Alex de São Francisco.

    Concentre-se nos aspetos mais importantes

    Alguns aspetos, como toalhas, lençóis, pisos e casas de banho, são particularmente sensíveis para os hóspedes. E não é difícil perceber porquê. Ninguém quer ter a sensação de que a higiene do polibã ou do espaço para dormir deixa a desejar. Estas áreas têm de ser limpas a fundo entre estadias, com aquele nível de cuidado "tão limpas que até se pode comer nelas". Outras tarefas, como tirar o pó da ventoinha de teto ou trocar a cortina do chuveiro, podem ser realizadas com menos frequência. Pondere investir em limpezas profundas periódicas para reduzir o esforço entre reservas e economizar tempo a longo prazo.

    Evite situações "cabeludas"

    Nada incomoda mais os hóspedes do que encontrar cabelos de outras pessoas no espaço onde estão alojados. Os anfitriões Sue e John de Salt Lake City, no Utah, tratam dos cabelos perdidos com um artigo doméstico inesperado: "Depois de lavar toda a roupa de cama, uso um rolo adesivo nos lençóis, nas fronhas e nos cobertores". A anfitriã Laura de Cottonwood, no Arizona, sugere dar descanso à esfregona: "Limpe o chão das casas de banho de gatas. É mais fácil e rápido, e não lhe vai escapar nenhum cabelo". Por fim, limpe regularmente os ralos da casa de banho para garantir que não estão entupidos com cabelos.

    Depois de lavar toda a roupa de cama, uso um rolo adesivo nos lençóis, nas fronhas e nos cobertores.
    Sue and John,
    Salt Lake City

    Diga adeus à desordem

    Os objetos decorativos podem dar personalidade a um espaço, mas também acrescentam outra coisa: pó! Quanto mais objetos tiver espalhados pela casa, maior será a superfície que tem de limpar. Além disso, é uma confusão. Os anfitriões Jessica e Henry da Coreia do Sul reduzem ao mínimo os artigos pessoais. "Embora o espaço possa parecer um pouco vazio, os hóspedes têm muito espaço para os respetivos artigos e é mais fácil manter uma imagem limpa." Por isso, invoque a Marie Kondo que há dentro de si, agradeça aos seus artigos os bons tempos que passaram juntos e depois retire-os do espaço.

    Obtenha ajuda sempre que precisar

    Se souber que não consegue limpar todo o espaço sem ajuda, contrate um profissional e forneça-lhe instruções detalhadas. Também é recomendável identificar um serviço de limpeza alternativo, para o caso de o profissional que contrata habitualmente não estar disponível. Lembre-se de que pode incluir uma taxa de limpeza* para compensar as despesas que asseguram que o seu espaço está sempre impecável. Outra maneira de gerir a carga de trabalho? Certifique-se de que tem tempo suficiente entre as reservas para fazer uma limpeza completa antes da chegada do próximo hóspede. É recomendável atualizar as suas configurações de reserva para bloquear tempo entre as reservas.

    Experimente estes truques para anfitriões

    Os anfitriões têm imensas ideias para abordar as necessidades de limpeza únicas de uma propriedade da Airbnb. Aqui estão alguns destaques:

    • Comece por carregar a máquina de lavar roupa. "A primeira coisa que faço é retirar toda a roupa de cama e as toalhas e colocar tudo na máquina de lavar. Assim, ficam a lavar enquanto faço o resto da limpeza. É eficiente." – Emma-Kate
    • Dê lustro aos pisos de madeira. "Tenho pisos de parquet. Dou-lhes lustro regularmente para que os hóspedes vejam pisos brilhantes reluzentes quando entram na casa. Dá uma ideia geral de limpeza que é tranquilizadora." – Tammi
    • Limpe os interruptores de luz. "Os interruptores podem acumular muita sujidade, mas estamos tão habituados a eles que nem reparamos. Normalmente, é suficiente esfregar com um pouco de álcool." – Adam,
    • Veja debaixo das camas e nas mesas de cabeceira. "Não há nada pior do que encontrar artigos pessoais esquecidos no quarto." – Rob
    • Limpe os parapeitos das janelas, as luminárias e os cantos do teto. "Por vezes, podem estar cheios de sujidade em que nunca repararia durante o dia, quando realiza a maior parte da limpeza. Mas um hóspede deitado na cama à noite irá ver essa sujidade." – Sarah
    • Não se esqueça da cortina do chuveiro. "A cortina do chuveiro muitas vezes fica esquecida. Tenho um forro de plástico que costumo limpar com um spray após a saída de cada hóspede. E substituo o forro todos os meses ou de dois em dois meses." – Tammi,
    • Dobre o papel higiénico. "Dobro a ponta do papel higiénico. É um pequeno detalhe, mas dá uma sensação de limpeza e cuidado." – Emma-Kate
    • Encha os frascos de sabonete e champô. "É bom ter comodidades de casa de banho que parecem novas. Um frasco cheio e fechado faz com que o hóspede sinta que é a primeira pessoa a usá-lo." – Alex

    Com um esforço extra – e alguns truques inteligentes – o seu espaço ficará num bom caminho para receber o estatuto "extremamente limpo".

    *Excluindo anfitriões que oferecem alojamentos na China continental. Saiba mais

    As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

    Destaques

    • Muitas vezes, a limpeza é o principal motivo para um comentário negativo

    • Preste especial atenção às casas de banho, aos pisos, aos lençóis e às toalhas

    • Limpar também significa arrumar e verificar se os hóspedes anteriores deixaram artigos pessoais

    • Pondere adicionar uma taxa de limpeza para compensar o seu tempo ou a despesa com um serviço de limpeza

    Airbnb
    29 de jun. de 2021
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