Seis estratégias para a época baixa

Descontos, promoções e flexibilidade na duração das estadias são estratégias eficazes para ocupar o calendário.
Por Airbnb em 11 de nov. de 2024
Atualizado em 11 de nov. de 2024

Quer saber como se preparar para a época baixa na sua região? Neste artigo, conheça seis formas de gerir as reservas com as ferramentas de hospedagem da Airbnb durante períodos de menor procura. Avalie as vantagens de cada dica e escolha as mais adequadas ao seu negócio.

1. Aceite estadias mais curtas

Aceitar estadias mais curtas ajuda a preencher datas disponíveis no calendário em períodos de menor procura e facilita a chegada de hóspedes que procuram reservas de curta duração.

É possível definir diferentes mínimos de noites para cada dia da semana. Por exemplo, se a procura for maior aos fins de semana, pode aceitar reservas de uma noite durante a semana, mas não às sextas e sábados.

Para reduzir a duração mínima de estadia:

  • Aceda ao separador Disponibilidade no calendário do anúncio.
  • Em Duração da estadia, toque em mínimo de noites.
  • Edite a duração mínima da estadia para o número de noites que mais lhe convém.

"Com um período livre de oito noites, é muito difícil conseguir uma única reserva de sete", explica Felicity, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb e Superhost em Nova Gales do Sul, na Austrália. "Quando reduzo o mínimo de noites nesses casos, tenho mais possibilidades de conseguir reservas."

2. Reduza o tempo de aviso prévio

Na época baixa, reduzir o tempo mínimo de antecedência para reservas pode trazer mais oportunidades. Dependendo da sua disponibilidade para preparar o espaço, pode até aceitar reservas até no próprio dia da chegada.

Para alterar o tempo mínimo de preparação entre reservas:

  • Aceda ao separador Disponibilidade no calendário do anúncio.
  • Abra aviso prévio.
  • Selecione o número de dias que mais lhe convém.

Pode também aceitar pedidos de reserva com antecedência inferior à definida, bastando analisar e aprovar cada pedido.

"É uma forma excelente de diferenciar o seu anúncio dos que não oferecem esta opção", explica Karen, Superhost em Nelson, Colúmbia Britânica. "Como disponibilizo check-in autónomo e envio direções de chegada automaticamente através das mensagens agendadas, consigo receber hóspedes mesmo com pouca antecedência."

3. Adicione um desconto para reservas de última hora

Definir preços mais baixos para reservas de última hora pode ser uma boa estratégia para preencher datas próximas. Experimente criar descontos especiais para quem reserva até 28 dias antes da chegada para preencher as datas disponíveis no calendário e aumentar os rendimentos.

Quando o desconto ultrapassa 10% do preço médio dos últimos 60 dias, o anúncio ganha um destaque especial na página do anúncio e nos resultados de pesquisa. O preço com desconto é apresentado juntamente com o preço original riscado.

Para adicionar um desconto para reservas de última hora

  • Aceda ao separador Preços no calendário do anúncio.
  • Em Mais descontos, abra Descontos de última hora.
  • Insira o número de dias antes da chegada, entre 1 e 28.
  • Insira a percentagem de desconto que pretende oferecer.

"Nunca faço descontos superiores a 15%", explica Jimmy, Superhost em Palm Springs, Califórnia. "Estabeleço sempre um preço mínimo que mantenho. Por exemplo, para uma reserva no próximo fim de semana, posso baixar até esse valor mínimo para garantir a ocupação."

4. Adicione descontos semanais e mensais

Os descontos para estadias mais longas podem melhorar a visibilidade do anúncio nas pesquisas, preencher datas disponíveis no calendário e reduzir o número de trocas de hóspedes. Experimente oferecer descontos semanais para estadias a partir de sete noites e descontos mensais para estadias a partir de 28 noites.

Há um destaque especial na página do anúncio e nos resultados de pesquisa quando existem descontos semanais ou mensais a partir de 10%. Todos os descontos por duração de estadia também aparecem destacados junto ao preço original na discriminação dos valores.

Para adicionar um desconto semanal ou mensal:

  • Verifique se as durações mínimas e máximas da estadia estão de acordo com as regras e regulamentos locais.
  • Se puder oferecer estadias semanais ou mensais, vá ao separador Preços no calendário do anúncio.
  • Em descontos semanais ou mensais, defina uma percentagem de desconto e toque em Guardar.

"Com descontos semanais ou mensais, o anúncio ganha mais visibilidade", diz Omar, Superhost na Cidade do México. "Tenho notado que cada vez mais viajantes, especialmente os nómadas digitais, procuram estadias mais longas."

5. Adicione uma promoção personalizada

As promoções são uma excelente estratégia para conseguir mais reservas na época baixa, pois aumentam a visibilidade dos anúncios nas pesquisas. Anúncios com descontos a partir de 15% ganham um destaque especial, visível tanto na página como nos resultados de pesquisa.

Para adicionar uma promoção personalizada:

  • Aceda ao separador Preços no calendário do anúncio.
  • Selecione as datas no calendário.
  • Defina a percentagem de desconto.

As promoções personalizadas podem não estar disponíveis para todos os anúncios. As promoções personalizadas têm requisitos específicos: o anúncio deve ter no mínimo três reservas, incluindo uma no último ano, e as datas escolhidas devem estar disponíveis há pelo menos 28 dias.

"As promoções permitem definir um preço para os próximos meses e aplicar descontos caso não haja interesse nas datas", diz Daniel, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb em Tenerife, nas Ilhas Canárias. "São uma das minhas ferramentas favoritas, porque consigo acompanhar a oferta e procura e adaptar os preços conforme necessário."

6. Atualize o preço

Os preços competitivos são essenciais para conseguir mais reservas em períodos de menor procura. Para isso, é importante comparar os preços de espaços semelhantes na região. Se o preço for superior ao praticado noutros espaços nas proximidades, reduzi-lo pode trazer mais hóspedes e dar mais visibilidade ao anúncio nas pesquisas.

Em vez de manter o mesmo preço para todas as noites, experimente criar preços diferentes para durante semana e aos fins de semana. Esta variação também pode contribuir para receber mais reservas.

Para comparar o preço com o de espaços semelhantes:

  • Aceda ao separador Preços no calendário do anúncio.
  • Selecione um intervalo de datas até 31 dias.
  • Toque em Ver espaços semelhantes

No mapa da sua região, encontra uma comparação dos preços médios praticados nos espaços próximos. Os botões do mapa mostram quais os espaços que já têm reservas e os que ainda estão disponíveis. A comparação tem em conta vários elementos: localização, dimensão, características, comodidades, classificações e avaliações, bem como outros espaços que os hóspedes pesquisam na mesma zona.

"Acompanho regularmente os alojamentos semelhantes ao meu para manter os preços competitivos", diz Katie Kay, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb e Superhost em Lake Arrowhead, Califórnia. "Na época baixa, é fundamental ter flexibilidade nos preços para conseguir mais reservas."

Mantém sempre o controlo dos preços e outras definições. Os resultados podem variar de caso para caso. 

Os anfitriões foram pagos pela participação nas entrevistas.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
11 de nov. de 2024
Esta informação foi útil?