Como usar as respostas rápidas para poupar tempo
A maioria das pessoas que reserva Serviços Airbnb costuma enviar primeiro uma mensagem aos anfitriões. Com as respostas rápidas no separador Mensagens, pode responder a perguntas frequentes, incentivar reservas e comunicar de forma eficiente.
O que são respostas rápidas?
As respostas rápidas são mensagens curtas e pré-escritas que ficam guardadas como modelos nas definições de mensagens.
Pode usar espaços reservados para personalizar cada mensagem com informações do anúncio ou da reserva, como o nome do participante.
Pode criar as suas próprias respostas rápidas ou utilizar os modelos que a Airbnb tem disponíveis para anfitriões de serviços. Por exemplo, se responde frequentemente a perguntas semelhantes sobre um serviço antes da reserva, pode guardar uma resposta habitual como resposta rápida para facilitar a comunicação.
O ideal é enviar respostas rápidas durante as conversas com os participantes ou agendá-las para serem enviadas automaticamente em momentos-chave.
Como enviar uma resposta rápida?
Para enviar uma resposta rápida de imediato:
- Aceda ao separador Mensagens.
- Selecione a conversa pretendida.
- Toque no sinal de mais (+) junto a Escrever mensagem.
- Selecione Enviar resposta rápida.
- Escolha uma das respostas rápidas que aparece na conversa.
- Edite a mensagem ou envie-a tal como está.
- Toque na seta (↑) para enviar a mensagem.
O separador Mensagens conta ainda com sugestões de respostas, que recorrem à inteligência artificial para compreender a pergunta dos participantes e sugerir-lhe qual das suas respostas rápidas deve usar. A sugestão aparece na conversa, é visível apenas para si e pode editá-la antes de enviar ou escrever uma resposta diferente.
Como agendar uma resposta rápida?
Para enviar uma resposta rápida automaticamente a todos os participantes:
- Aceda ao separador Mensagens.
- Toque no ícone de definições no topo do ecrã.
- Toque em Gerir respostas rápidas.
- Escolha a resposta rápida que pretende agendar e toque em Seguinte.
- Toque em Agendar para e selecione quando quer que a mensagem seja enviada (por exemplo, cinco minutos após a reserva ou duas horas após o fim do serviço).
Sempre que uma resposta rápida agendada estiver prestes a ser enviada, aparece um lembrete na conversa. Se a mensagem repetir informações já partilhadas, pode ajustá-la ou cancelar o envio.
Dicas para usar respostas rápidas
As respostas rápidas são mais eficazes quando são curtas e abordam apenas um tema. Pode usá-las para explicar como adicionar mais participantes, atender pedidos especiais ou preparar-se para situações imprevistas.
Experimente agendar respostas rápidas para momentos-chave como estes:
Confirmação de reserva
No momento da confirmação da reserva, é importante cumprimentar os participantes e recolher informações que permitam adaptar os serviços às necessidades específicas. Por exemplo, os fotógrafos podem perguntar:
- Qual é a ocasião da sessão fotográfica?
- Que tipo de fotografias são mais importantes?
Se o serviço for prestado por coanfitriões ou com o apoio de assistentes, apresente-os e mencione as suas qualificações.
Antes do serviço
Relembre os participantes sobre a hora de chegada e o local de encontro. Também pode aproveitar este momento para partilhar dicas que os ajudem a desfrutar ao máximo do seu serviço. Por exemplo, os treinadores pessoais podem incluir uma lista de vestuário recomendado para atividades ao ar livre e adequado à época do ano.
Após o serviço
Depois de concluir o serviço, é importante agradecer aos participantes pela confiança depositada. Pode também incentivá-los a deixarem uma avaliação pública, já que isso ajuda outras pessoas a decidir se o serviço corresponde ao que procuram. Aproveite ainda para pedir opiniões e sugestões específicas que possa usar para melhorar no futuro.
Também pode optar por enviar fotos ou vídeos através das respostas rápidas para se apresentar de forma mais pessoal, criar ofertas personalizadas e partilhar momentos especiais com os participantes. Por exemplo, os chefes podem enviar fotos de um menu de amostra para dar uma ideia do que podem preparar.
Pode anexar ficheiros às mensagens em qualquer altura após a confirmação da reserva. As fotos devem estar no formato PNG ou JPG (até 50 MB) e os vídeos no formato MP4 ou MOV (até 100 MB e 60 segundos de duração).
A experiência pode variar consoante a localização. As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.