7 dicas para hospedar pessoas que fugiram de uma crise

A Airbnb.org partilha conselhos práticos para acolher pessoas que possam ter sofrido traumas
Por Airbnb em 25 de ago. de 2023
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 25 de ago. de 2023

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Se já hospedou através da Airbnb antes, provavelmente já passou muitas horas a pensar como fazer com que os seus hóspedes se sentissem bem recebidos no seu espaço.

Quando hospeda estadias de emergência através da Airbnb.org, também pode estar a considerar como receber hóspedes que possam estar a sofrer traumas.

As pessoas que deixaram as suas casas em busca de segurança, por vezes com pouco aviso, podem ter um conjunto diferente de preocupações e expectativas dos viajantes em lazer. Esta é uma das razões pelas quais a Airbnb.org faz parceria com organizações sem fins lucrativos especializadas em apoio a pessoas que fogem de conflitos e desastres naturais. Por vezes, estas organizações oferecem serviços envolventes durante a estadia dos seus hóspedes.

A Airbnb.org oferece apoio ao cliente especializado para si e os seus hóspedes caso surjam problemas complexos. Também apoia os hóspedes independentemente da sua nacionalidade, raça, etnia ou forma como se identificam.

Dicas para organizar o seu espaço

É difícil superestimar o valor de um espaço confortável, seguro e privado para uma família que passou por experiências traumáticas. Muitos não tiveram acesso a uma cozinha onde pudessem cozinhar, ou a uma sala de estar onde pudessem se reunir, desde que deixaram as suas casas.

Aqui estão alguns passos que pode dar para tornar o seu espaço mais acolhedor:

  • Promova uma sensação de calor e conforto no seu espaço para ajudar as pessoas a relaxar. Roupa de cama e toalhas limpas, artigos de higiene básicos e itens essenciais de cozinha podem ajudar as pessoas a sentirem que podem acomodar-se, mesmo que fiquem apenas alguns dias.
  • Alguns hóspedes podem estar preocupados com a sua segurança pessoal. Procure certificar-se de que as entradas estão bem iluminadas. Certifique-se de que todas as fechaduras, persianas e cortinas funcionam. Avise-os se devem esperar ouvir ruídos altos, como aviões a sobrevoar diretamente por cima ou coletores de lixo a aproximar-se da casa no início da manhã.
  • As pessoas que vivem traumas e transições podem ter dificuldade em lembrar-se das informações. "Não consigo pensar direito; não consigo processar", disse um hóspede que foi evacuado durante um grande incêndio na Califórnia. "É esmagador ao ponto de simplesmente não saber como fazer as coisas e isso quase nos desliga." Os recursos visuais podem ajudar os seus hóspedes. Pode oferecer uma impressão com o endereço do seu espaço e um mapa do bairro que os seus hóspedes podem consultar sempre que precisarem.
  • Se você e os seus hóspedes não partilham um idioma comum, procure organizações sem fins lucrativos ou empresas locais que possam oferecer recursos traduzidos para um idioma que o hóspede conheça. Se um assistente social de um dos parceiros sem fins lucrativos da Airbnb.org estiver a ajudar os seus hóspedes, também poderá ajudar.

Dicas para falar com os seus hóspedes

Para muitos anfitriões, estabelecer interações pessoais com os hóspedes é uma das maiores vantagens de hospedar. Aqui estão algumas coisas que precisa de se lembrar quando estiver a comunicar com hóspedes que possam ter sofrido um trauma recentemente.

  • A transparência e a coerência são muito importantes. Avise os hóspedes com antecedência se alguém vier fazer manutenção dentro ou ao redor da casa e avise-os com antecedência se precisar de passar por lá.
  • Quando conversar com os seus hóspedes, tente concentrar-se em questões sobre a estadia deles em vez da crise que acabaram de passar. Maria, que hospedou várias pessoas que fugiram da Ucrânia, disse: "Fiz perguntas gerais como "De onde vem?" e "Como foi a sua jornada?" Os seus hóspedes avisá-lo-ão caso queiram falar mais sobre a sua experiência, acrescentou. Ao respeitar a privacidade deles, está a dar-lhes espaço para se reorganizarem e recarregarem energias.
  • Siga as sugestões dos seus hóspedes sobre como gostariam de interagir consigo. Alguns podem querer ficar perto das suas famílias. Outros podem entrar em contacto consigo, pedindo-lhe que os ajude a construir ligações na comunidade.

O seu apoio faz a diferença

Obrigado pela sua disposição em oferecer o seu espaço, o seu tempo e a sua gentileza. Se quiser obter mais informações sobre como se preparar para estadias de emergência, encontrará artigos e vídeos no Guia de hospedagem da Airbnb.org no Centro de Recursos.

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25 de ago. de 2023
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