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Como otimizar os anúncios dos anfitriões

Concentre-se nas fotografias, na descrição do anúncio e nos preços.
Por Airbnb em 16 de out. de 2024
Atualizado em 5 de jun. de 2025

Aproveite toda a experiência que ganhou com a sua atividade para criar anúncios verdadeiramente cativantes. Pode apoiar os anfitriões tanto na criação de novos anúncios como no aperfeiçoamento dos já existentes.

Na altura de escolher onde ficar, a maioria das pessoas concentra-se especialmente nas fotografias, descrições e avaliações de outros viajantes.*Estes elementos, juntamente com as comodidades e os preços, são os pilares de um anúncio que realmente se destaca.

Fotografias

Os estudos realizados com os nossos utilizadores demonstram que as imagens de alta qualidade constituem um dos fatores decisivos na escolha de um alojamento. Quando as fotografias disponíveis não são recentes ou carecem de qualidade profissional, é fundamental realçar junto dos anfitriões o impacto que isto tem nas reservas e sugerir o contacto com fotógrafos prossionais ou a participação no programa de fotografia profissional da Airbnb.

Descrição do anúncio

Uma descrição bem trabalhada pode fazer toda a diferença no sucesso de um anúncio. Jimmy, coanfitrião em Palm Springs, na Califórnia, acredita que "todas as descrições têm margem para melhorar". Por essa razão, disponibiliza-se sempre para apoiar outros anfitriões a escreverem as suas.

"O meu foco são sempre os factos concretos", explica Jimmy. "Ou existe uma piscina de água salgada ou não existe. A comunidade é privada ou não é. O excesso de adjetivos transmite impressões subjetivas que prejudicam a exatidão da descrição. Quando nos concentramos nos factos, transmitimos informação muito mais clara."

Comodidades

Os hóspedes frequentemente filtram os resultados para encontrar anúncios com as comodidades que procuram. As mais valorizadas incluem piscina, Wi-Fi, estacionamento gratuito, cozinha, jacúzi, ar condicionado, máquina de lavar roupa e check-in autónomo.**

Com base na experiência adquirida nos alojamentos nos quais colaborou, pode partilhar com os anfitriões as estratégias que têm dado melhores resultados:

  • Confirmar que o espaço disponibiliza realmente todas as comodidades anunciadas
  • Explicar a qualidade/preço de adicionar ou atualizar comodidades como Wi-Fi ou uma fechadura inteligente
  • Partilhar exemplos concretos de como os hóspedes reagiram a melhorias noutros espaços
  • Analisar em conjunto as funcionalidades de segurança e acessibilidade para identificar oportunidades de melhoria

Estratégia de preços

A definição de preços pode ser um desafio para os anfitriões. É aqui que o seu conhecimento local e as ferramentas de preços da Airbnb se tornam valiosos aliados. Pode partilhar a sua experiência e sugerir estratégias como:

  • Adicionar descontos semanais ou mensais
  • Ajustar ou remover taxas de limpeza ou para animais de estimação
  • Adaptar o preço por noite conforme a procura sazonal

Conversem sobre a melhor abordagem e definam o nível de autonomia que pretende ter na gestão dos preços. Dominic, coanfitrião na Cornualha, Inglaterra, recomenda ajustes regulares.

"Faço uma reavaliação dos preços todas as semanas ou a cada 15 dias", explica Dominic. "Se estiver a receber reservas rapidamente, é sinal de que o preço está bem definido. No entanto, se as pessoas procuram e não reservam, é possível que esteja demasiado alto."

Avaliações

Muitos hóspedes leem as avaliações para encontrar o anúncio que melhor se adapta às suas necessidades. Por isso, explique aos anfitriões que é importante responderem publicamente às avaliações, pois são uma oportunidade única para demonstrar que se preocupam com a experiência de quem recebem e que as sugestões são sempre bem-vindas.

É importante definir quem fica responsável por responder às avaliações recebidas. Se os anfitriões preferirem tratar pessoalmente das avaliações, pode dar-lhes alguns modelos de respostas. Por exemplo:

  • Agradecimento: "Obrigado por ter deixado uma avaliação. Valorizamos o tempo que dedicou a partilhar a sua experiência."
  • Comunicação de melhorias:" Lamentamos que as camas tenham sido desconfortáveis. O seu descanso é fundamental para nós, pelo que já instalámos sobrecolchões."

"Na minha opinião, não existem anfitriões com avaliações perfeitas", partilha Andrew, hóspede e também Superhost em Berlim. "Valorizo muito mais quem demonstra levar a sério as sugestões de melhoria.'"

Importante: atualize a descrição e as fotografias do anúncio sempre que forem feitas melhorias no espaço.

*De acordo com uma investigação da Airbnb realizada em novembro e dezembro de 2023 com quase 7000 hóspedes na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, México, Coreia do Sul e Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

**De acordo com dados internos da Airbnb que analisam as comodidades mais frequentemente pesquisadas em todo o mundo entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024.

A Rede de coanfitriões está atualmente disponível nos seguintes países: Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Porto Rico, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido (gerida pela Airbnb Global Services); Canadá, Estados Unidos (gerida pela Airbnb Living LLC); e Brasil (gerida pela Airbnb Plataforma Digital Ltda).

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
16 de out. de 2024
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