O que um dos nossos Superhosts aprendeu sobre os preços

Não basta definir um preço e nunca mais o alterar. Além disso, use as ferramentas de preços da Airbnb.
Por Airbnb em 12 de out. de 2023
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 12 de out. de 2023

Quando Daniel Chamillard começou a hospedar em 2012, não sabia quanto cobrar. "Gradualmente, com tempo e experiência, aprendi a tirar mais proveito dos meus anúncios", diz ele.

Desde então, recebeu centenas de hóspedes nas suas propriedades em Tenerife, a maior das Ilhas Canárias de Espanha, ao largo da costa ocidental de África. Daniel tornou-se Superhost em 2014, Embaixador Superhost em 2020 e membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb em 2022. O Conselho de Anfitriões da Airbnb trabalha com os anfitriões para compreender os seus desafios e fornecer sugestões e comentários à Airbnb.

Pedimos ao Daniel para partilhar o que pensa sobre o preço do seu anúncio e a importância de se manter competitivo. Recordamos que ele salientou que não existe uma solução "mágica" e que pode ser necessária alguma experimentação para perceber o que funciona para si.

Aqui está a perspetiva do Daniel sobre os preços, nas suas próprias palavras:

Defina expectativas razoáveis

Há fatores internos e externos a considerar ao definir um preço para o seu anúncio. Os fatores internos incluem as necessidades ou expectativas financeiras. Os fatores externos incluem o tipo de propriedade, a sazonalidade da região, as tendências económicas locais e a economia em geral. Todos estes fatores terão impacto na estratégia de preços.

No meu caso, sendo um anfitrião particular de quatro pequenas propriedades localizadas numa ilha turística com muita procura, uma elevada percentagem de ocupação é fundamental para obter rentabilidade a preços acessíveis num mercado altamente competitivo.

Acho que é importante definir uma expectativa razoável, tendo em conta as despesas e os benefícios que deseja obter. Para algumas pessoas, a hospedagem é a principal atividade e fonte de rendimento, como é o meu caso. Outras esperam obter mais dinheiro para ajudar a pagar a hipoteca, manter ou renovar a casa, ou enviar dinheiro para a família. Tenha expectativas razoáveis com base nos seus objetivos e naquilo que tem para oferecer aos hóspedes.

Adicione estas 5 coisas à sua lista de tarefas

Tal como as nossas casas precisam de manutenção quase diária, o mesmo acontece com os preços dos nossos anúncios.

Não é uma questão de definir o preço e deixá-lo lá, à espera de reservas. Os anfitriões têm de prestar atenção ao preço. Recomendo estas ações diárias:

  • Analisar os calendários e atualizar os preços

  • Detetar e reagir às tendências económicas na região

  • Jogar com as promoções e o número mínimo de noites

  • Atualizar fotografias e legendas

  • Trate o seu anúncio como uma montra, porque é isso que é!

Use as ferramentas para maximizar o seu potencial

As ferramentas que uso diariamente incluem definir o número mínimo de noites, descontos semanais e mensais e promoções.

Recebo estadias mais longas quando ofereço descontos semanais e mensais. Normalmente, os hóspedes acabam por reservar uma semana, o que já é uma pequena vitória.

As promoções são uma das minhas ferramentas favoritas. Permitem-me definir um preço para os próximos meses, geralmente os três meses seguintes e, em seguida, ter a opção de oferecer um desconto se não houver interesse durante este período de tempo. Gosto de saber o grau de oferta e procura e agir em conformidade.

Todos nos preocupamos quando não temos reservas suficientes. E todos sofremos com isto de vez em quando. Espero que estas sugestões sirvam de inspiração para tornar o seu espaço e preço mais atrativos e competitivos.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

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12 de out. de 2023
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