Como conseguir as primeiras reservas
Agora que a sua experiência está publicada, é altura de se concentrar em receber reservas. A chave está em três fatores essenciais: manter o calendário atualizado com datas disponíveis, definir um preço competitivo e conquistar as primeiras avaliações de 5 estrelas.
Atualize o calendário
A sua experiência só aparece na Airbnb depois de adicionar disponibilidade ao calendário, por isso atualize-o o quanto antes para começar a receber reservas. Defina com que frequência quer oferecer a atividade, tendo em conta a sua agenda, a duração e os objetivos que pretende alcançar. Se contar com a ajuda de coanfitriões para a realização da experiência, é importante combinar antecipadamente quem fica responsável por cada sessão.
Para adicionar disponibilidade, selecione o dia em que pretende realizar a experiência e toque em Agendar uma experiência. Em seguida, defina a hora, o tipo de reserva, o preço, o número máximo de participantes, entre outros detalhes. Além disso, também pode reservar tempo antes e depois de cada sessão para os preparativos necessários e arrumação.
Experimente as sugestões abaixo para dar mais visibilidade ao seu anúncio.
- Disponibilize mais datas: mais datas disponíveis significam mais oportunidades de reserva. Os anfitriões de experiências mais bem-sucedidos oferecem sessões 10 ou mais vezes por mês, incluindo sempre pelo menos um dia ao fim de semana.
- Planeie com antecedência muitos anfitriões adicionam até 3 meses de disponibilidade para aumentar as hipóteses de receberem reservas. Se a sua experiência for diária, pode agendá-la com até 60 dias de antecedência; se for semanal, com até 52 semanas.
- Sincronize os calendários: associe o calendário da Airbnb ao da Google para gerir tudo num só lugar e evitar reservas duplicadas. Assim, quando uma sessão for reservada num calendário, fica automaticamente bloqueada no outro.
- Identifique oportunidades: depois de começar a receber reservas, preste atenção às épocas de maior e menor procura. Utilize essas informações para ajustar a disponibilidade e os preços para tirar o máximo partido dos períodos mais movimentados.
Defina preços competitivos
O preço que define para a sua experiência tem um papel fundamental na conquista das primeiras reservas e na construção de um histórico sólido. Para tomar esta decisão de forma informada, há quatro fatores importantes a ter em conta.
- Custos operacionais: antes de definir um valor, é importante garantir que o preço cobre todas as despesas associadas à realização da experiência.
- Receita total: por vezes, praticar um preço mais baixo por pessoa pode atrair mais participantes e, no final, resultar numa receita superior. Por exemplo:
- 4 participantes a 75 USD cada totalizam 300 USD
- Já 8 participantes a 60 USD cada já são 480 USD
- Concorrência: vale a pena pesquisar experiências semelhantes à sua, tanto na Airbnb como noutras plataformas, para perceber os preços praticados na sua zona e garantir que o seu é competitivo. A título de referência, o preço médio global de uma Experiência Airbnb situa-se entre 65 e 81 USD.*
- Preço total: o valor que define deve contemplar todas as taxas, gorjetas e quaisquer outros custos adicionais.
Os descontos são outra estratégia eficaz para dar visibilidade ao seu anúncio. Nas definições de preço, tem três tipos de desconto à sua disposição.
- Por tempo limitado: este desconto pode variar entre 5% e 50% e fica ativo durante os primeiros 90 dias após a publicação da experiência.
- Para reservas antecipadas: com este desconto, oferece 20% a quem reservar com mais de duas semanas de antecedência. Este tipo de desconto é o ideal para atrair quem gostam de planear com tempo e ajuda a preencher o calendário mais rapidamente.
- Para grupos grandes: esta opção permite definir tarifas progressivas por pessoa para tornar a sua experiência mais atrativa para grupos maiores. Por exemplo, pode oferecer 10% de desconto para 2 a 3 pessoas, 20% para 4 a 5 pessoas e 30% para grupos com 6 ou mais. Vale a pena considerar esta opção, já que a maioria das pessoas tende a reservar acompanhada.*
Quando o desconto aplicado for superior a 10% do preço total, o seu anúncio aparece nos resultados de pesquisa com o preço original riscado ao lado do novo valor, o que ajuda a captar a atenção de quem está a explorar opções.** Se tiver mais do que um desconto configurado, é automaticamente aplicado o mais vantajoso para quem reserva. Os descontos não são acumuláveis na mesma reserva.
Ofereça reservas privadas
Também pode optar por oferecer a sua experiência apenas a determinadas pessoas ou grupos, definindo um preço personalizado. Se convidar família e amigos a participar gratuitamente ou a um preço simbólico, por exemplo, tem uma excelente oportunidade de obter as primeiras avaliações de 5 estrelas.
Para criar uma sessão privada, selecione uma data e hora no seu calendário, toque em Editar e defina a visibilidade como privada. Em seguida, copie a ligação personalizada que é gerada e partilhe-a diretamente com a pessoa ou grupo que pretende convidar. Tenha em conta que apenas quem efetivamente participar na reserva pode deixar uma avaliação.
*Com base em reservas de Experiências Airbnb entre 13 de maio e 20 de julho de 2025, em 30 cidades em todo o mundo
**Para que o preço com desconto apareça ao lado do valor original riscado, a redução tem de ser de, pelo menos, 3 USD ou o equivalente na moeda local.
O controlo dos preços e de outras definições é sempre seu. Os resultados podem variar.
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.
