Gerir o calendário
Os hóspedes começam a encontrar o seu anúncio nos resultados de pesquisa nas 24 horas depois de o publicar. Como, por predefinição, todas as datas do seu calendário estão disponíveis, deve atualizá-lo imediatamente e, depois, escolher a política de cancelamento e como os hóspedes podem reservar o seu espaço.
Atualizar a disponibilidade
No calendário, marque como bloqueadas as datas em que não esta disponível para receber hóspedes. Desta forma, o seu anúncio não aparece nos resultados de pesquisa e pode evitar ter de cancelar reservas.
"Está a oferecer um serviço aos hóspedes e deve fazer todos os possíveis por respeitar o que acordaram", diz Felicity, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb em Nova Gales do Sul, Austrália.
Pode seguir estes passos para gerir a sua disponibilidade.
Defina com quanto tempo de antecedência os hóspedes podem reservar. Por exemplo, pode aceitar reservas no mesmo dia até uma determinada hora ou solicitar que os hóspedes reservem, no mínimo, sete dias antes do check-in.
Sincronize os seus calendários. Se sincronizar o calendário da Airbnb com outros calendários externos, pode organizar melhor a sua atividade e evitar reservas duplicadas.
Selecione uma política de cancelamento. Pode decidir o quão flexíveis ou estritas quer que sejam as condições caso os hóspedes cancelem. Escolha aquela que mais lhe convenha.
- Mantenha o calendário atualizado. Deste modo, evita ter de cancelar reservas e que lhe sejam aplicadas taxas e outras consequências.
Defina os requisitos para as estadias
Comece por decidir quando os hóspedes podem fazer o check-in e o check-out e quanto tempo precisa entre reservas para preparar o espaço.
Defina as durações mínimas e máximas das estadias. Se necessário, pode criar durações personalizadas para datas específicas. Tenha em atenção que deve sempre respeitar as regras e os regulamentos locais aplicáveis.
Defina o tempo de preparação. De quanto tempo precisa, ou a equipa de limpeza, para preparar o espaço entre estadias? Muitos anfitriões permitem o check-in no mesmo dia em que outros hóspedes fazem o check-out, enquanto outros preferem bloquear uma ou duas noites antes e depois de cada reserva.
Defina as horas de check-in e check-out. Escolha a hora a partir da qual os hóspedes podem chegar e a hora até à qual devem sair. Se preferir que não cheguem demasiado tarde, pode também definir uma hora limite para o check-in.
Defina os requisitos para as reservas
Pode optar por aceitar as reservas automaticamente ou analisar os pedidos um a um e é muito fácil alterar esta definição a qualquer momento.
A Reserva Imediata permite que qualquer pessoa que cumpra os seus requisitos para viajantes e aceite as suas regras da casa reserve automaticamente as datas disponíveis no calendário. Ainda assim, os hóspedes têm sempre a possibilidade de lhe enviar uma mensagem caso queiram esclarecer alguma dúvida antes de reservar.
Os pedidos de reserva permitem analisar cada pedido individualmente antes de o aceitar. Depois de receber um pedido, dispõe de 24 horas para o aceitar ou recusar antes que expire. Desta forma, tem tempo para garantir que os hóspedes fiquem a par de eventuais particularidades do espaço, como escadas íngremes de acesso à entrada, por exemplo. Se um pedido expirar sem resposta, as datas solicitadas ficam bloqueadas no calendário até que as disponibilize novamente.
Seja qual for a opção que escolher, é importante manter o calendário atualizado para evitar conflitos de agendamento e a necessidade de cancelar reservas.
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.
