Como alcançar o estatuto de Superhost
A Airbnb reconhece os anfitriões mais experientes e com melhores classificações através do programa Superhost.
No âmbito deste programa, recompensamos os anfitriões que se distinguem pela sua hospitalidade excecional com um emblema que é mostrado no anúncio, o que pode fazer com que receba mais reservas. Cerca de 59% dos hóspedes são de opinião que os anúncios de anfitriões com o estatuto de Superhost aumentam a sua confiança na qualidade do alojamento. Para além de terem 60% mais rendimentos do que os outros anfitriões*, os Superhosts têm também acesso exclusivo ao Apoio à Comunidade, recebem convites para eventos especiais, bem como cupões de viagem e um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
Mais de 1,3 milhões anfitriões tornaram-se Superhosts – uma distinção que também está ao seu alcance se maximizar as suas reservas e oferecer uma hospitalidade de excelência.** Fazer alguns ajustes no calendário, atualizar o anúncio e ter um cuidado especial com a comunicação pode fazer toda a diferença.
Cumpra os requisitos
Os Superhosts devem ser os titulares do anúncio, ter uma conta Airbnb em ordem e ter cumprido estes quatro critérios nos últimos 365 dias:
- Receber suficientes reservas. Hospedar pelo menos 10 reservas ou, em alternativa, três reservas que totalizem, pelo menos, 100 noites.
- Evitar os cancelamentos. Manter uma taxa de cancelamento inferior a 1%, com as exceções previstas na nossa Política de Cancelamento por Eventos Extraordinários ou outros motivos válidos.
- Responder aos hóspedes. Manter uma taxa de resposta de 90% ou superior. A sua taxa de resposta é a percentagem de mensagens novas de hóspedes às quais respondeu no prazo de 24 horas.
- Dar prioridade à hospitalidade. Manter uma classificação geral de 4,8 ou superior.
Para que o seu alojamento se destaque nas pesquisas, é importante responder aos hóspedes de forma clara e rápida, evitar cancelamentos e oferecer uma hospitalidade de excelência.
Seguem-se alguns conselhos sobre como cumprir estes requisitos e obter o estatuto de Superhost.
Mantenha o calendário atualizado
Ao disponibilizar mais noites no calendário, aumenta as hipóteses de o seu anúncio aparecer em mais resultados de pesquisa. Desta forma, será mais fácil alcançar o número mínimo de estadias necessário para ser Superhost.
Aceda ao calendário do seu anúncio e procure as noites bloqueadas, que aparecem a cinzento. Marque como disponíveis todas as noites em que possa hospedar.
Outra estratégia para o seu anúncio aparecer em mais resultados de pesquisa é aceitar estadias mais curtas. Por exemplo, pode personalizar a duração mínima da estadia consoante o dia de semana: se houver mais procura aos fins de semana, pode optar por permitir estadias de apenas uma noite a meio da semana, mantendo, contudo, a sua duração mínima de mais noites para as noites de sexta-feira ou sábado.
Outra excelente estratégia para conseguir mais reservas é ser mais flexível e permitir que os hóspedes reservem o seu espaço quando faltar pouco tempo para a data do check-in. Pode configurar o tempo de antecedência que desejar e até aceitar reservas no próprio dia da chegada, dependendo do tempo que precisar entre a reserva e o check-in.
Também pode aceitar pedidos de reserva com um tempo de aviso inferior ao tempo mínimo que predefiniu. Terá de rever e aprovar esses pedidos.
Defina preços competitivos
Os anúncios cujos preços são mais baixos do que os dos outros anúncios de espaços idênticos nas proximidades tendem a posicionar-se melhor nos resultados da pesquisa. Para conseguir receber pelo menos 10 reservas, experimente ajustar a sua tarifa por noite, tendo em conta os preços praticados pela concorrência.
Para consultar os preços dos alojamentos semelhantes na sua região, aceda ao calendário e selecione um intervalo de datas de até 31 dias.
Num mapa da sua região, poderá ver os preços médios de espaços semelhantes. Os fatores que usamos para determinar quais são os espaços idênticos ao seu incluem a localização, o tamanho, as características, as comodidades, as classificações, as avaliações, bem como outros espaços que os hóspedes exploram na mesma região enquanto consideram reservar o seu.
Se oferece o mesmo preço todas as noites, pondere ajustar as suas tarifas de dias úteis e fins de semana para atrair mais hóspedes. Oferecer preços diferentes consoante a noite pode ajudar a conseguir mais reservas e aumentar os seus rendimentos.
Ofereça descontos
Oferecer descontos é outra forma de chamar a atenção dos hóspedes. Para alcançar diferentes tipos de viajantes, experimente as seguintes sugestões de descontos:
- Descontos semanais e mensais. Ofereça descontos para estadias de sete noites ou mais, ou mensais, para estadias de 28 noites ou mais. Assim, poderá prolongar a duração média das estadias em todos os alojamentos e reduzir a rotatividade.
- Desconto para reservas antecipadas. Ofereça um desconto para reservas efetuadas com 1 a 24 meses de antecedência. Esta é uma excelente forma de assegurar as suas reservas para a época alta.
Quando oferece descontos semanais ou mensais de 10% ou mais e descontos de 3% ou mais para reservas antecipadas, os hóspedes veem um aviso especial nas pesquisas e na página do anúncio. O preço com desconto aparece ao lado do preço original, que tem um risco por cima.
Tenha em conta que o desconto para reservas antecipadas não está disponível quando a funcionalidade Preços Inteligentes estiver ativa. Além disso, os descontos por duração de estadia devem seguir as regras e regulamentos locais.
Destaque a sua hospitalidade de cinco estrelas
Os hóspedes valorizam uma comunicação rápida e clara. Além disso, um dos requisitos para ser Superhost é ter uma taxa de resposta de pelo menos 90%. Configurar as respostas rápidas é uma das melhores formas de melhorar este aspeto e responder aos hóspedes de forma simples e eficiente.
As respostas rápidas são modelos de mensagens curtas que abordam tópicos específicos que são frequentemente colocados aos anfitriões. Pode escrevê-las ou editá-las com antecedência e enviá-las quando estiver a conversar com os hóspedes.
Quando o seu objetivo é conseguir avaliações de cinco estrelas, terá de tentar antecipar as necessidades dos hóspedes e fazer todos os possíveis para as satisfazer. Estas são algumas das coisas que poderá fazer:
- Acrescente toques pessoais. Pequenos gestos, como oferecer o seu café local preferido ou uma nota de boas-vindas escrita à mão, podem fazer com que os hóspedes se sintam realmente bem-vindos.
- Ajude os hóspedes a sentirem-se em casa. Tente imaginar o espaço e tudo o que oferece a partir da perspetiva deles. Gestos simples como permitir que os hóspedes façam o check-in mais cedo ou dobrar as toalhas muito bem podem fazer toda a diferença entre uma classificação geral boa e uma excelente.
- Mantenha-se em contacto. Informe os hóspedes de que podem entrar em contacto consigo ou com os seus coanfitriões a qualquer momento. Configure as suas notificações para receber um alerta quando os hóspedes enviam mensagens.
Faça com que o seu anúncio se destaque
Atualizar regularmente a página do anúncio pode ajudar a despertar o interesse dos hóspedes certos para o seu espaço.
Adicionar boas fotografias chama a atenção dos hóspedes e ajuda-os a perceber melhor como é o seu espaço, dando-lhes mais confiança para reservar a sua casa. Considere a possibilidade de atualizar as fotografias do anúncio para alcançar o estatuto de Superhost.
- Planeie as suas fotografias. Foque-se em tirar fotografias que mostrem os aspetos únicos da sua casa, as comodidades mais populares e as comodidades de acessibilidade. Fotografe todas as divisões e áreas que os hóspedes podem usar de diferentes perspetivas.
- Carregue fotografias horizontais de alta resolução. As fotografias devem ter pelo menos 800 x 1200 píxeis. Quanto maior o tamanho do ficheiro, melhor. Contudo, lembre-se que só podem ter até cerca de 10 megabytes.
- Use fotos profissionais. Considere a possibilidade de contratar um fotógrafo profissional. Em algumas cidades do mundo, a Airbnb pode pô-lo/a em contacto com fotógrafos profissionais.
- Crie um tour fotográfico. Esta ferramenta da Airbnb ordena automaticamente as fotografias por divisão para que os hóspedes tenham uma ideia melhor da disposição da casa. Pode mover, remover e adicionar fotografias, incluir detalhes sobre cada divisão, bem como escrever legendas para cada fotografia.
O que o seu anúncio diz é tão importante como a sua apresentação. O título, a descrição e as comodidades são igualmente importantes para despertar o interesse dos hóspedes e estabelecer expectativas claras para a estadia.
- Inclua um título curto e descritivo. Certifique-se de que o título oferece uma perspetiva única e precisa do seu alojamento e dos arredores. Por exemplo, "Estúdio silencioso perto de Uffizi" transmite em poucas palavras que o espaço é um apartamento tranquilo e com uma localização central em Florença, Itália.
- As descrições claras e sinceras dos anúncios costumam funcionar melhor. Inclua informações concretas que descrevam o que os hóspedes podem esperar ver, ouvir e experimentar no espaço. Por exemplo: pode dizer que o quintal é vedado e tem muito espaço para as crianças e os animais de estimação correrem.
- Adicione todas as comodidades que oferece. Pense nas comodidades populares que pode acrescentar ou melhorar, como a substituição de um cofre para chaves por uma fechadura inteligente ou melhorar a velocidade do Wi-Fi. Algumas das comodidades mais procuradas pelos hóspedes são o check-in autónomo, Wi-Fi, máquina de lavar roupa, máquina de secar, televisão ou televisão por cabo e uma área para churrascos.***
*Baseado nos rendimentos médios de Superhosts e não Superhosts de outubro de 2023 a outubro de 2024.
**Baseado em dados internos da Airbnb de 7 de outubro de 2024.
***De acordo com dados internos da Airbnb que medem as comodidades mais frequentemente pesquisadas em todo o mundo de 1 de janeiro a 30 de junho de 2024.
O controlo dos preços e outras definições é sempre seu. Os resultados podem variar.
Os anfitriões foram remunerados pela participação em entrevistas.
As dicas de hospedagem estão sujeitas à legislação local.
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.