As sugestões serão apresentadas após introduzir o termo a pesquisar. Use as setas para cima e para baixo para rever. Use a tecla enter para selecionar. Se a seleção for uma frase, essa frase será enviada para a pesquisa. Se a sugestão for uma ligação, o navegador irá abri-la.
As sugestões serão apresentadas após introduzir o termo a pesquisar. Use as setas para cima e para baixo para rever. Use a tecla enter para selecionar. Se a seleção for uma frase, essa frase será enviada para a pesquisa. Se a sugestão for uma ligação, o navegador irá abri-la.

Utilizar respostas rápidas para poupar tempo

Os modelos de mensagens permitem-lhe enviar informações importantes aos hóspedes de forma eficiente.
Por Airbnb em 8 de dez. de 2025

Muitas vezes, os anfitriões respondem várias vezes às mesmas perguntas, tais como "O seu espaço está disponível em junho?", "Pode enviar-me as direções?" ou "Qual é a palavra-passe da rede Wi-Fi?"

A boa notícia é que existe uma forma de reutilizar estas respostas e comunicar de forma rápida e consistente: as respostas rápidas, disponíveis no separador Mensagens.

O que são respostas rápidas?

As respostas rápidas são mensagens curtas e pré-escritas que ficam guardadas como modelos nas configurações de mensagens.

Para tornar cada mensagem mais pessoal, pode utilizar campos de preenchimento automático, como o nome de quem reservou, que recolhem informações diretamente do anúncio ou da reserva em questão.

Crie as suas próprias respostas rápidas ou edite os modelos da Airbnb. Por exemplo, se responde frequentemente a perguntas sobre a churrasqueira exterior, pode guardar uma resposta habitual como resposta rápida.

Além disso, pode optar por enviar estas mensagens de imediato ou agendá-las para que sejam enviadas automaticamente mais tarde.

Como enviar uma resposta rápida?

Para enviar uma resposta rápida de imediato, basta seguir estes passos:

  • Aceda ao separador Mensagens.
  • Selecione a conversa à qual pretende responder.
  • Toque no sinal de mais (+) junto a Escrever mensagem.
  • Selecione Enviar resposta rápida.
  • Escolha uma das respostas rápidas que aparece na conversa.
  • Edite a mensagem ou envie-a tal como está.
  • Toque na seta () para enviar a mensagem.

O separador Mensagens conta ainda com sugestões de respostas, que recorrem à inteligência artificial para compreender a pergunta efetuadas e sugerir-lhe qual das respostas rápidas deve usar. A sugestão aparece na conversa, sendo visível apenas para si e pode editá-la antes de enviar ou escrever uma resposta diferente.

Como agendar uma resposta rápida?

Para que as respostas rápidas sejam enviadas automaticamente a todas as pessoas que reservam:

  • Aceda ao separador Mensagens.
  • Toque no ícone de configurações no topo do ecrã.
  • Toque em Gerir respostas rápidas.
  • Escolha a resposta rápida que pretende agendar e toque em Seguinte.
  • Toque em Agendar para e selecione quando quer que a mensagem seja enviada (por exemplo, cinco minutos após a reserva ou um dia antes do check-in, às 10:00).

Sempre que uma resposta rápida agendada estiver prestes a ser enviada, aparece um lembrete na conversa. Se a mensagem repetir algo que já partilhou, pode alterá-la ou simplesmente cancelar o envio.

Dicas para tirar partido das respostas rápidas

As respostas rápidas são mais eficazes quando são curtas e abordam apenas um tema. O separador Mensagens já inclui modelos pré-escritos para as situações mais comuns.

  • Disponibilidade: informe se é possível reservar as datas marcadas como disponíveis no calendário.
  • Distribuição e tipos de camas: confirme o número de quartos, camas e casas de banho do seu espaço.
  • Check-in antecipado: aceite os pedidos dos hóspedes para chegarem antes da hora habitual de check-in.
  • Direções e transporte: confirme a morada e partilhe instruções sobre como chegar ao espaço.
  • Wi-Fi: indique o nome e a palavra-passe da rede Wi-Fi do alojamento ou de outro local.
  • Check-out tardio: aceite os pedidos dos hóspedes para saírem após a hora habitual de check-out.

Pode personalizar qualquer modelo pré-escrito antes de o enviar ou criar o seu próprio. Experimente agendar respostas rápidas para momentos importantes como estes.

  • Confirmação de reserva: envie mensagens de boas-vindas quando as reservas forem confirmadas.
  • Antes do check-in: contacte novamente os hóspedes 24 a 48 horas antes do check-in, quando todas as informações da viagem estiverem disponíveis.
  • Após a primeira noite: pergunte se há algo que possa fazer para tornar a estadia mais confortável.
  • Antes do check-out: indique a hora e as instruções de check-out na noite anterior à saída dos hóspedes.
  • Após a partida: agradeça-lhes o tempo passado no seu espaço e peça-lhes que partilhem opiniões sobre a estadia 24 a 48 horas após o check-out.

Se adicionar fotografias ou vídeos às respostas rápidas, vai ajudar a apresentar-se e a partilhar informações importantes sobre o seu espaço. Por exemplo, um guia visual pode facilitar a entrada, o ajuste do ar condicionado ou do aquecimento ou a ativação e desativação da banheira de hidromassagem.

Após a confirmação da reserva, pode anexar ficheiros às mensagens em qualquer altura. As fotografias devem estar em formato PNG ou JPG (até 50 MB) e os vídeos em formato MP4 ou MOV (até 100 MB e 60 segundos).

A experiência pode variar consoante a localização. As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
8 de dez. de 2025
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