3 formas de atrair mais participantes
A flexibilidade é fundamental para que o seu anúncio apareça em mais resultados de pesquisa. A estratégia passa por alargar a área onde presta os seus serviços e criar uma gama diversificada de preços e horários de funcionamento para atrair o máximo de participantes.
Gestão da disponibilidade
É importante adicionar todos os horários em que pode oferecer os seus serviços. Para que o anúncio apareça nos resultados de pesquisa, é necessário definir tanto o horário de funcionamento como o período em que aceita reservas.
No separador Anúncios:
- Defina os horários de funcionamento. Estes são os períodos em que está disponível e em que é possível reservar o seu serviço. Pode usar os mesmos horários para todas as opções de um determinado serviço ou definir horários diferentes para cada uma. Pense também nas horas de maior procura: por exemplo, os treinos pessoais costumam ser mais procurados de manhã, enquanto os serviços de chefs privados costumam ser mais requisitados ao final do dia.
- Defina o período em que aceita reservas. Escolha se os participantes podem fazer reservas com 3, 6, 9, 12 ou 24 meses de antecedência. Esta configuração pode ser diferente para cada opção.
No calendário:
- Ajuste a sua disponibilidade. Pode adicionar horários fora do funcionamento regular e bloquear períodos em que não está disponível. Os bloqueios aplicam-se todas as opções disponíveis para um determinado serviço.
- Sincronize calendários. Associe os calendários da Airbnb e da Google. Qualquer evento marcado no calendário Google bloqueia automaticamente esse horário no calendário da Airbnb.
No final, pré-visualize o anúncio para confirmar se a disponibilidade está correta e garantir que aparece tal como pretende.
Preços competitivos
A chave para o sucesso passa por oferecer pelo menos três opções para cada serviço – de entrada, intermédia e exclusiva – para manter a competitividade e atrair mais participantes. Uma gama variada de preços não só atrai mais participantes, como pode aumentar as receitas e o número de avaliações. A título de exemplo, os valores mais procurados situam-se entre 52 e 95 USD para refeições de três pratos, 54 e 96 USD para tratamentos de spa e 46 e 75 USD para sessões fotográficas.*
- Inclua uma opção de entrada. A opção mais económica é a que aparece nos resultados de pesquisa. Esta opção é importante, porque não só atrai novos clientes como desperta o interesse pelas outras opções mais completas.
- Crie ofertas personalizadas. Pode enviar propostas à medida através do separador Mensagens antes da confirmação da reserva, incluindo um pedido de pagamento. Esta funcionalidade é particularmente útil quando os participantes têm necessidades específicas que não se enquadram nas ofertas habituais. Por exemplo, um treino muito cedo pela manhã ou fora da área habitual onde presta os seus serviços.
- Personalize com alterações de preço. Mesmo após a confirmação da reserva, pode enviar ajustes de preço através do separador Mensagens para acomodar pedidos especiais. Esta flexibilidade permite responder a pedidos de personalização, como adicionar manicure francesa a um serviço de manicure ou incluir um ingrediente especial numa refeição.
- Defina um preço mínimo. Quando cobra por participante, pode estabelecer um valor mínimo por reserva, o que é especialmente útil em serviços frequentemente procurados por grupos, como catering ou refeições prontas. Por exemplo, se o preço base é 50 USD por pessoa e o mínimo for 120 USD, uma reserva para duas pessoas custa sempre 120 USD.
- Ofereça descontos. Para incentivar as reservas, pode criar descontos por tempo limitado, para reservas antecipadas ou grupos grandes. Nestes casos, o preço original aparece riscado nos resultados de pesquisa e no anúncio, realçando o desconto.
Expansão da área de atuação
Pode optar entre deslocar-se até aos participantes, trabalhar a partir de um local fixo ou oferecer flexibilidade em ambas as modalidades. Se optar por prestar os serviços a partir de um espaço próprio, não se esqueça de que o seu serviço só aparece nas pesquisas realizadas na sua zona geográfica.
Se optar por se deslocar até ao local:
- Defina a área onde presta os serviços. Para aparecer no maior número possível de resultados de pesquisa, inclua todas as cidades, bairros ou códigos postais onde pode prestar os seus serviços.
- Indique se tem flexibilidade. Na descrição do anúncio, mencione zonas para onde se pode deslocar ocasionalmente ou encoraje os participantes a entraram em contacto consigo caso estejam numa área onde habitualmente não está disponível.
Se receber os participantes num espaço próprio:
- Verifique a morada. As pessoas interessadas em reservar o seu anúncio veem automaticamente a distância e o tempo de viagem até à localização.
- Inclua o nome do estabelecimento. Esta informação facilita a identificação do espaço na chegada ao local.
- Adicione fotos profissionais do espaço. Seja num spa, ginásio, salão de beleza ou qualquer outro local, as fotos transmitem profissionalismo e qualidade, ajudando os participantes a terem uma ideia do que podem esperar.
*Baseado num inquérito online realizado entre março de 2025 a mais de 700 pessoas que reservaram serviços na Airbnb e outros potenciais utilizadores nos Estados Unidos.
A experiência pode variar consoante a localização. As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.