Práticas de inclusão para ajudar a que cada hóspede se sinta acolhido
Receber hóspedes na Airbnb significa abrir as suas portas a pessoas de todo o mundo, pelo que a inclusão é um valor fundamental na comunidade.
A chave para o sucesso está em saber fazer com que pessoas de todas as origens de sintam à vontade e em casa. Como comunidade, estamos empenhados em receber de braços abertos todos os tipos de pessoas com respeito e sem julgamentos ou preconceitos, independentemente da raça, religião, nacionalidade, etnia, deficiência, sexo, identidade de género, orientação sexual ou idade.
A hospitalidade inclusiva é um elemento fundamental do sucesso dos anfitriões. Isto significa:
Aceitar e receber de braços abertos pessoas de todas as origens
Proporcionar uma experiência equitativa e adaptar-se às necessidades de outras pessoas
Estreitar laços sejam quais forem as diferenças ou os pontos em comum
Manter uma mente aberta e fazer todas as perguntas necessárias para se assegurar de que os hóspedes têm tudo aquilo de que precisam durante a estadia
A Airbnb reuniu informações de anfitriões, hóspedes e especialistas que pode usar para integrar práticas inclusivas na sua rotina e oferecer uma hospitalidade calorosa a todas as pessoas. Desde o processo de criação do anúncio à avaliação que irá escrever no fim da estadia, estas recomendações permitem-lhe minimizar preconceitos implícitos e a promover a ligação.
Antes da reserva: criar um anúncio inclusivo
Quando demonstra claramente que recebe pessoas de todas as origens, ajuda os hóspedes de comunidades historicamente marginalizadas a sentirem-se à vontade para reservar o seu espaço. Nas nossas conversas com os hóspedes, descobrimos que as pessoas destas comunidades procuram especificamente sinais de inclusão nos anúncios antes de fazerem uma reserva.
Sugestões para mostrar que a inclusão é importante para si:
Mencione logo nas primeiras frases da descrição do seu anúncio que recebe pessoas de todas as origens (veja exemplos abaixo).
Inclua informações exatas sobre as comodidades de acessibilidade da sua propriedade e atualize as fotografias.
Adicione os seus pronomes (exemplos: ela/dela, ele/dele) no seu perfil. É uma forma de mostrar como prefere que se refiram a si e sinaliza que se preocupa em usar os pronomes escolhidos pelos hóspedes.
Ative a funcionalidade da Reserva Imediata para permitir reservas sem aprovação prévia. Isto também demonstra que pretende hospedar qualquer pessoa que cumpra os seus critérios de reserva.
Conceda pré-aprovações e palavras de incentivo aos hóspedes que entrarem em contacto antes de reservar. Segundo a nossa experiência, os hóspedes por vezes contactam os anfitriões antes de reservar para perceber se serão bem recebidos.
Se pensar em recusar um pedido de reserva, reflita bem sobre o motivo. Estaria à vontade para lhes explicar o motivo cara a cara?
Inspire-se nas mensagens inclusivas que outros anfitriões usam nos seus anúncios, como estas que os membros do Conselho de Anfitriões da Airbnb partilharam connosco:
Peter, de São Francisco, escreve: "A minha casa é um espaço seguro para pessoas de todos os grupos minoritários e marginalizados. Recebo hóspedes de todas as etnias, crenças, géneros e orientações sexuais."
"Na segunda fotografia do meu anúncio, mostro um monumento com a mensagem 'Recebemo-lo/a de braços abertos'", conta Shinya, de Osaca, Japão. Shinya também inclui uma foto com a mensagem "Respeito a diversidade e a inclusão" para realçar o seu compromisso. Se quiser seguir este exemplo, também pode escrever algo semelhante na legenda de uma foto.
Antes da chegada: garantir que todos os hóspedes se sentem incluídos
Quando alguém reservar o seu anúncio, envie uma mensagem calorosa de boas-vindas. É muito importante demonstrar empatia e não usar ideias pré-concebidas.
Crie uma mensagem de boas-vindas personalizada com informações do perfil dos hóspedes. Podem incluir perguntas sobre os interesses, cidade natal e passatempos.
Opte por linguagem sem discriminação de orientação quando se referir aos hóspedes. O melhor a fazer é evitar assumir o género ou o estado do relacionamento das outras pessoas.
Quando os hóspedes lhe perguntarem sobre comodidades de acessibilidade, responda com detalhe e pergunte que outras necessidades podem ter.
Inspire-se nos exemplos das mensagens que outros anfitriões enviam aos hóspedes. Aqui estão dois exemplos:
Michael de Falcarragh, na Irlanda, diz que dá prioridade a criar uma relação cordial à partida. "Agradeço sempre aos hóspedes por pedirem para ficar no nosso espaço", diz ele. "De seguida, aviso-os de que entrarei em contacto mais perto da data da visita, desejo-lhes um ótimo dia e digo-lhes para me contactarem caso precisem de alguma coisa entretanto."
Susan, de Denver, diz: "A nossa casa é a sua casa. Esteja à vontade. Torne este espaço seu. Se tiver ideias sobre como melhorar a experiência para os nossos hóspedes, diga-nos."
Após o check-in: garantir o conforto dos hóspedes
Os hóspedes, especialmente os de comunidades historicamente marginalizadas, disseram-nos que estes gestos podem fazê-los sentir-se mais à vontade:
- Disponibilize o check-in autónomo sempre que possível, mas pergunte aos hóspedes se preferem fazer check-in presencial.
- Evite visitas desnecessárias. Respeite a sua privacidade e deixe claro que está disponível (em pessoa ou virtualmente) caso precisem de ajuda.
Após o check-out: deixar avaliações objetivas aos hóspedes
As avaliações são a base da comunidade de confiança da Airbnb. As avaliações são uma ótima oportunidade de mostrar gratidão e dar sugestões úteis aos hóspedes.
Aplique os mesmos critérios na avaliação de todos os hóspedes.
Receba novos hóspedes na Airbnb sempre que possível e avalie-os após a estadia. As avaliações ajudam os hóspedes a conseguirem reservar estadias no futuro.
Incentive os hóspedes a deixarem avaliações. Os que viajantes de comunidades historicamente marginalizadas costumam ler avaliações antes de reservar para saber se outros hóspedes se sentiram bem-vindos.
Siga estas práticas de inclusão, especialmente se está a dar os primeiros passos na plataforma. Para acolher verdadeiramente todos os hóspedes, é essencial questionar quais as necessidades e manter sempre uma comunicação clara e aberta.
Uma simples pergunta pode fazer toda a diferença para promover a inclusão: "Como posso tornar a sua estadia mais confortável e acolhedora?" Talvez isto os ajude a sentirem-se mais confiantes para ficarem no seu espaço e a terem uma experiência fantástica.