Dicas sobre como receber hóspedes com requisitos de acessibilidade
Os hóspedes com requisitos de acessibilidade querem saber se um espaço os pode acomodar antes de reservarem. Podem filtrar os resultados de pesquisa da Airbnb por características específicas, como acesso sem degraus e um lugar de estacionamento para pessoas com deficiência.
As casas confirmadas como adequadas para utilizadores de cadeiras de rodas também estão destacadas na categoria Adaptado. Para ser elegível, o seu espaço tem de ter acesso sem degraus a uma entrada, pelo menos um quarto e uma casa de banho com modificações, como barras de apoio ou um banco de chuveiro.
É essencial fornecer informações claras e exatas sobre a sua casa. Aqui estão algumas dicas para criar um espaço convidativo que os hóspedes com requisitos de acessibilidade podem reservar com confiança.
Adicione comodidades de acessibilidade ao seu espaço
As características que podem ajudar o seu espaço a destacar-se incluem:
- Lugar de estacionamento para pessoas com deficiência
- Percurso iluminado até à entrada dos hóspedes
- Acesso sem degraus para a entrada dos hóspedes
- Acesso sem degraus às divisões
- Entradas com largura superior a 81 centímetros
- Chuveiro sem degraus
- Barras de apoio para sanita e/ou chuveiro
- Banco de chuveiro ou banheira
- Grua de teto ou móvel
- Grua de piscina ou banheira de hidromassagem
Todas as comodidades de acessibilidade são analisadas de acordo com as orientações de acessibilidade da Airbnb antes de serem publicadas no seu anúncio. Se uma funcionalidade não cumprir as orientações ou não for mostrada de forma clara numa foto, podemos pedir-lhe para carregar uma foto diferente ou removê-la do anúncio.
Partilhar várias fotos de cada divisão ajuda os hóspedes a determinarem se a sua casa corresponde ao que procuram.
Escreva uma legenda descritiva para cada imagem. Por exemplo, a legenda da foto de uma casa de banho pode acrescentar informações: "Esta é a única casa de banho da casa com acesso sem degraus. A sanita e o chuveiro têm barras de apoio fixas."
Tire fotografias de vários ângulos. Por exemplo, as fotos da casa de banho podem mostrar a localização de cada barra de apoio e o caminho amplo e plano para chegar à casa de banho e ao chuveiro.
Saiba mais sobre como fotografar comodidades de acessibilidade
Ajude os hóspedes a sentirem-se em casa
Interaja com os hóspedes quando lhe enviarem mensagens relativamente às comodidades de acessibilidade da sua casa. Responder a algumas dúvidas pode fazer toda a diferença.
Exemplos de iniciadores de conversa úteis:
- Tem algumas dúvidas específicas sobre a casa?
- O que posso fazer para tornar a sua estadia mais confortável?
Faça o seu melhor para satisfazer pedidos razoáveis, como facilitar a utilização do seu espaço. Equacione mudanças para fazer com que os hóspedes se sintam bem-vindos. Algumas ideias:
- Desloque os móveis para criar percursos mais amplos em divisões e espaços.
- Coloque itens domésticos como toalhas e pratos em locais de fácil acesso.
- Remova os obstáculos às tomadas elétricas.
Lembre-se de que nem todos os espaços se adequam a todos os hóspedes, independentemente de terem ou não requisitos de acessibilidade. No entanto, não pode recusar uma reserva porque alguém é portador de uma deficiência, conforme indicado na nossa Política de Não Discriminação. Também não pode cobrar uma taxa para animais de serviço, uma vez que não são considerados animais de estimação.
Crie um guia inclusivo
O seu guia é uma oportunidade de mostrar a sua hospitalidade e a sua cidade com a partilha de dicas locais. Pode adicionar recomendações de refeições, passeios turísticos e atividades ao ar livre.
Ao criar o guia, considere o que os viajantes com requisitos de acessibilidade podem procurar. Por exemplo, pode identificar restaurantes com rampas, trilhos pedonais com caminhos pavimentados e atrações com acessos adaptados. Também pode partilhar informações sobre os transportes públicos.
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.