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Dicas para receber hóspedes com requisitos de acessibilidade

Adicione as características específicas do seu alojamento para ajudar os hóspedes a reservarem com confiança.
Por Airbnb em 7 de abr. de 2021
Atualizado em 2 de dez. de 2024

Os hóspedes com requisitos de acessibilidade querem saber se um espaço é adequado antes de reservarem. Podem filtrar os resultados de pesquisa da Airbnb por características específicas, como acesso sem degraus e um lugar de estacionamento para pessoas com deficiência.

Os alojamentos confirmados como adequados para utilizadores de cadeiras de rodas também ficam destacados na categoria Adaptado. Para ser elegível, o seu espaço tem de ter acesso sem degraus a uma entrada e pelo menos um quarto e uma casa de banho com modificações, como barras de apoio ou um banco de chuveiro.

É fundamental partilhar informações corretas e fáceis de entender sobre o seu alojamento. Se quiser criar um espaço que os hóspedes com requisitos de acessibilidade possam reservar com confiança e onde consigam sentir-se em casa, temos aqui algumas sugestões para si.

Adicione comodidades de acessibilidade ao seu espaço

Algumas das características que podem fazer com que o seu espaço se destaque são:

  • Lugar de estacionamento para pessoas com deficiência
  • Percurso iluminado até à entrada do alojamento
  • Acesso sem degraus à entrada do alojamento
  • Acesso sem degraus às divisões
  • Entradas com largura superior a 81 centímetros
  • Chuveiro sem degraus
  • Barras de apoio na sanita e/ou chuveiro
  • Banco de chuveiro ou de banheira
  • Grua de teto ou móvel
  • Grua para piscina ou banheira de hidromassagem

Antes de serem adicionadas ao anúncio, verificamos se as comodidades de acessibilidade cumprem as nossas orientações de acessibilidade. Se uma comodidade não as cumprir ou não a conseguirmos ver claramente numa foto, podemos pedir-lhe para carregar outra foto ou remover a comodidade do anúncio.

Se partilhar várias fotos de cada divisão, os hóspedes poderão determinar se o seu alojamento corresponde ao que procuram.

  • Escreva uma legenda descritiva para cada imagem. Por exemplo, a legenda da foto de uma casa de banho pode acrescentar informações: "Esta é a única casa de banho do alojamento com acesso sem degraus. A sanita e o chuveiro têm barras de apoio fixas".

  • Tire fotografias de vários ângulos. Por exemplo, as fotos da casa de banho podem mostrar a localização de cada barra de apoio e o caminho amplo e plano para chegar à casa de banho e ao chuveiro.

Saiba mais sobre como fotografar comodidades de acessibilidade

Ajude os hóspedes a sentirem-se em casa

Fale com os hóspedes quando lhe enviarem mensagens sobre as comodidades de acessibilidade da sua casa. Responder a algumas dúvidas pode fazer toda a diferença.

Estas perguntas podem ser boas formas de quebrar o gelo:

  • Tem alguma dúvida específica sobre o alojamento?
  • O que posso fazer para tornar a sua estadia mais confortável?

Faça todos os possíveis para se adaptar aos pedidos que forem razoáveis, como, por exemplo, fazer com que seja mais fácil alguém deslocar-se dentro do seu espaço. Pense se ha alguma pequena mudança que possa contribuir para que os hóspedes se sintam bem-vindos. Algumas ideias:

  • Mude os móveis de lugar para criar caminhos mais amplos.
  • Coloque artigos ou objetos domésticos, como toalhas e pratos, em locais de fácil acesso.
  • Remova os obstáculos que dificultem o acesso às tomadas elétricas.

Lembre-se de que nem todos os espaços são adequados para todos os hóspedes, independentemente de terem ou não requisitos de acessibilidade. No entanto, não pode recusar uma reserva porque alguém é portador de uma deficiência, conforme indicado na nossa Política de Não Discriminação. Também não pode cobrar uma taxa para animais de assistência, uma vez que não são considerados animais de estimação.

Crie um guia inclusivo

O seu guia é uma oportunidade de mostrar a sua hospitalidade e a sua cidade com a partilha de dicas locais. Pode adicionar recomendações de refeições, passeios turísticos e atividades ao ar livre. 

Ao criar o guia, considere o que os viajantes com requisitos de acessibilidade podem procurar. Por exemplo, pode identificar restaurantes com rampas, trilhos pedonais com caminhos pavimentados e atrações com acessos adaptados. Também pode partilhar informações sobre os transportes públicos.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.

Airbnb
7 de abr. de 2021
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