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Dicas para evitar cancelamentos evitáveis

Atualize o calendário, ajuste as definições e conheça as suas responsabilidades.
Por Airbnb em 4 de mai. de 2021
Atualizado em 3 de jun. de 2025

Quando as reservas são confirmadas, os viajantes esperam que não ocorram alterações. Os cancelamentos podem afetar os seus planos de viagem, prejudicar a confiança na nossa comunidade e resultar na aplicação de taxas ou outras consequências.

Continue a ler para saber como evitar os cancelamentos de reservas por motivos evitáveis.

Manter o calendário atualizado

Mantenha o calendário atualizado para que os hóspedes saibam quando podem ficar no seu espaço.

  • Marque datas como disponíveis de três meses a dois anos de antecedência.
  • Marque como indisponíveis as noites em que não pode receber os hóspedes.
  • Consulte o calendário regularmente para verificar se reflete a sua disponibilidade.

A atualização do calendário é particularmente importante se utilizar a Reserva Imediata, pois esta permite que os hóspedes reservem quaisquer datas disponíveis sem terem de esperar que os pedidos sejam analisados.

Quando uma reserva é confirmada, as datas ficam automaticamente indisponíveis no calendário. Se não puder aceitar reservas noutras datas por outros motivos, tem de marcar essas noites como indisponíveis manualmente.

Se receber reservas em datas nas quais não está disponível, pode incorrer em taxas de cancelamento ou outras consequências.

Ajustar as definições do calendário

Pode encontrar as definições em dois separadores: Preços e Disponibilidade. Pode tirar partido destas ferramentas para obter as reservas que quer, quando quer. Entre outros, estas ferramentas permitem:

  • Apoiar a estratégia de preços. O controlo dos preços que cobra é sempre seu e pode alterá-los quando quiser. As ferramentas de preços permitem-lhe comparar os preços que cobra com os praticados em espaços semelhantes nas proximidades, oferecer descontos para estadias mais longas e definir preços personalizados em datas específicas, como épocas festivas e fins de semana. Também pode ativar a funcionalidade de Preços Inteligentes para ajustar os preços com base na procura.
  • Definir as suas preferências de reserva. Utilize a janela de disponibilidade para determinar com quanta antecedência os hóspedes podem reservar, entre três a vinte e quatro meses. Além disso, estão disponíveis outras opções, como especificar o número mínimo e máximo de noites por estadia, exigir um aviso prévio de até sete dias para reservas e marcar uma ou duas noites como indisponíveis entre reservas para se preparar.
  • Associar os calendários. Sincronize o seu calendário e outros calendários que use para hospedar (por exemplo, se anunciar o seu espaço noutros sites) com o calendário da Airbnb. Desta forma, pode gerir as tarefas de hospedagem mais facilmente e evitar reservas duplicadas.

As responsabilidades dos anfitriões

Compreendemos que pode ser preciso cancelar uma reserva por motivos que não controla, como realizar reparações de emergência. Se tiver de cancelar, tenha em conta o seguinte:

  • Consulte as nossas políticas. A nossa Política de Cancelamento para Anfitriões explica que taxas e outras consequências são aplicadas em caso de cancelamento, assim como as situações em que podem não ser aplicadas. Se não tiver a certeza sobre uma determinada situação, contacte o Apoio ao Cliente da Airbnb antes de cancelar. Não pode cancelar por motivos que infrinjam a Política de Não Discriminação ou a Política de Acessibilidade da Airbnb.
  • Avise os hóspedes com bastante antecedência. Se não puder satisfazer uma reserva, independentemente do motivo, deve cancelar assim que possível. Não pode pedir aos hóspedes que cancelem as reservas.
  • Cumpra as leis e os regulamentos locais. Leia os artigos sobre hospedagem responsável do Centro de Ajuda para compreender melhor a legislação, os impostos, as melhores práticas e outras considerações sobre a hospedagem na sua região.

Quando os anfitriões cancelam uma reserva, ajudamos os viajantes a encontrarem outro alojamento.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.
Airbnb
4 de mai. de 2021
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