Dicas para evitar cancelamentos evitáveis
Quando as reservas são confirmadas, os viajantes esperam que não ocorram alterações. Os cancelamentos podem afetar os seus planos de viagem, prejudicar a confiança na nossa comunidade e resultar na aplicação de taxas ou outras consequências.
Continue a ler para saber como evitar os cancelamentos de reservas por motivos evitáveis.
Manter o calendário atualizado
Mantenha o calendário atualizado para que os hóspedes saibam quando podem ficar no seu espaço.
- Marque datas como disponíveis de três meses a dois anos de antecedência.
- Marque como indisponíveis as noites em que não pode receber os hóspedes.
- Consulte o calendário regularmente para verificar se reflete a sua disponibilidade.
A atualização do calendário é particularmente importante se utilizar a Reserva Imediata, pois esta permite que os hóspedes reservem quaisquer datas disponíveis sem terem de esperar que os pedidos sejam analisados.
Quando uma reserva é confirmada, as datas ficam automaticamente indisponíveis no calendário. Se não puder aceitar reservas noutras datas por outros motivos, tem de marcar essas noites como indisponíveis manualmente.
Se receber reservas em datas nas quais não está disponível, pode incorrer em taxas de cancelamento ou outras consequências.
Ajustar as definições do calendário
Pode encontrar as definições em dois separadores: Preços e Disponibilidade. Pode tirar partido destas ferramentas para conseguir as reservas que quiser nas datas que lhe convêm. Por exemplo, elas permitem-lhe:
- Seguir uma estratégia de preços. Para além de si, mais ninguém pode controlar os seus preços, e pode alterá-los sempre que quiser. Com as nossas ferramentas, pode comparar os preços que cobra com os de anúncios semelhantes na sua zona, oferecer descontos para estadias mais longas e estabelecer preços personalizados para determinadas datas, como feriados e fins de semana. Também pode ativar a funcionalidade de Preços Inteligentes, que ajustam automaticamente o seu preço em função da procura local.
- Definir as suas preferências relativamente às reservas. Use o período de disponibilidade para determinar com quanta antecedência os hóspedes podem reservar, entre 3 e 24 meses. Entre outras opções ao seu dispor, também pode especificar o número mínimo e máximo de noites de cada estadia, estabelecer um aviso prévio de até 7 dias para as reservas e bloquear uma ou duas noites entre reservas como tempo de preparação.
- Associar os seus calendários. Sincronize o seu calendário pessoal e outros calendários que use na sua atividade (por exemplo, se anunciar o seu espaço noutros sites) com o calendário da Airbnb. Desta forma, pode gerir as suas tarefas mais facilmente e evitar reservas duplicadas.
As responsabilidades dos anfitriões
Compreendemos que, por vezes, pode ter de cancelar uma reserva por motivos fora do seu controlo, como a necessidade de fazer reparações urgentes. Se tiver de cancelar, tenha em conta o seguinte:
- Consulte as nossas políticas. A nossa Política de Cancelamento para Anfitriões descreve as taxas e outras consequências que lhe podemos impor em caso de cancelamento, bem como as situações em que não se aplicam. Se não tiver a certeza sobre uma determinada situação, contacte o Apoio ao Cliente da Airbnb antes de cancelar. Não pode cancelar por motivos que infrinjam a Política de Não Discriminação ou a Política de Acessibilidade da Airbnb.
- Avise os hóspedes com antecedência suficiente. Se não puder manter uma reserva, seja qual for o motivo, deve cancelá-la assim que possível. Não pode pedir aos hóspedes que o façam.
- Cumpra as leis e os regulamentos locais. Leia os artigos sobre hospedagem responsável do Centro de Ajuda para compreender melhor a legislação, os impostos, as melhores práticas e outras considerações sobre a atividade de anfitrião na sua região.
Quando os anfitriões cancelam uma reserva, ajudamos os hóspedes a encontrarem outro alojamento.