Este conteúdo não está disponível no idioma selecionado, por isso disponibilizámo-lo no idioma mais próximo disponível por enquanto.

Dicas de limpeza de anfitriões experientes

Um espaço imaculado ajuda a manter os hóspedes felizes e a receber ótimas avaliações.
Por Airbnb em 9 de mar. de 2023
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 9 de mar. de 2023

Um espaço limpo pode levar a excelentes avaliações. Mas, segundo dados da Airbnb, a falta de limpeza é um dos principais motivos para avaliações negativas. Experimente as dicas de anfitriões experientes incluídas abaixo para manter o seu espaço imaculado.

Criar uma estratégia de limpeza

Quer faça a sua limpeza ou contrate empregados que tratem dela por si, é fundamental que o seu espaço seja sempre limpo minuciosamente entre a saída de um hóspede e a chegada do próximo.

"É importante ter consistência e listas de coisas que os empregados de limpeza devem fazer", diz Juliette, membro do Conselho de Anfitriões da Airbnb em Nairóbi, Quénia. "Isto ajuda-os, porque se torna numa rotina. Uma boa manutenção da casa funciona mesmo."

Se contratar empregados de limpeza, analise o procedimento de limpeza primeiro, para saber exatamente o que precisa de ser feito e o que deve incluir nas listas. Certifique-se de que deixa tempo suficiente entre reservas para fazer uma limpeza completa e tenha um segundo empregado de limpeza de reserva ou crie um plano alternativo, caso o seu empregado de limpeza habitual não esteja disponível.

Para os hóspedes, a limpeza requer muito mais atenção ao detalhe do que quando limpa para si. Pondere investir periodicamente em limpezas otimizadas para tornar as tarefas de rotina entre reservas menos intensivas e mais eficientes.

Começar pelo básico

Juliette enfatiza a importância de se concentrar em determinadas áreas durante a limpeza.

  • Comece pelas áreas onde existe maior movimento. "A cozinha e as casas de banho são muito importantes, porque são os espaços mais utilizados", diz Juliette. Assim que as casas de banho estiverem impecáveis, é altura de passar para a cozinha, onde os seus empregados de limpeza lavam a louça. "Fazemos uma limpeza muito completa", diz ela.
  • Próxima divisão: os quartos. Os empregados de limpeza da Juliette abrem as gavetas, procuram debaixo das camas e asseguram-se de que nenhum ponto é esquecido. "Em seguida, desfazemos as camas, arejamos a casa, abrimos totalmente as janelas e lavamos a roupa de cama", diz ela.
  • Por fim, trate das camas. Voltando à rotina da Juliette: "Os colchões têm protetores, as almofadas têm fronhas e tudo deve ser mudado", diz ela.

Foco nos detalhes

Pense como um hóspede. Por exemplo, Tammi, uma anfitriã em Seattle, diz: "A cortina do chuveiro costuma ser esquecida. Tenho um forro de plástico que costumo limpar com um spray após a saída de cada hóspede. Também a substituo a cada um ou dois meses."

Da mesma forma, não se esqueça de áreas frequentemente tocadas, como os interruptores de luz. "Essas coisas podem acumular muita sujidade, mas não reparamos nelas porque estamos habituados", diz o anfitrião Adam, de Atlanta. "Um pouco de solução aquosa de álcool é suficiente."

Evitar situações complicadas com cabelos

Nenhum hóspede gosta de encontrar os cabelos de outra pessoa no seu espaço. Sue e John, anfitriões em Salt Lake City, têm uma dica para lidar com fios de cabelo perdidos: "Após lavar a roupa de cama, passamos um rolo para limpar tecidos nos lençóis, fronhas e cobertores", dizem eles.

Laura, uma anfitriã em Cottonwood, Arizona, sugere utilizar uma mopa. "Ajoelhe-se para lavar o chão da casa de banho", diz ela, utilizando uma escova de limpeza ou um pano de microfibras. "É mais fácil e rápido e não lhe vai escapar nenhum fio de cabelo." E não se esqueça de limpar os ralos das casas de banho entre cada hóspede.

Experimentar outras dicas de anfitriões

Inspire-se nestas sugestões de limpeza de anfitriões experientes:

  • Primeiro, encha a máquina de lavar roupa. "A primeira coisa que faço é trocar a roupa de cama e as toalhas e pôr tudo na máquina de lavar para poder tratar do resto da limpeza durante o ciclo de lavagem", diz Emma-Kate, de São Francisco. "É eficiente."
  • Faça o polimento dos pisos de madeira. "Eu tenho pisos de madeira. Faço o polimento regularmente para que quando os hóspedes entram vejam o piso a brilhar", diz Tammi, de Seattle. "Dá uma sensação geral de limpeza reconfortante."
  • Dobre o papel higiénico. "Eu dobro a ponta o papel higiénico", diz Emma-Kate. "É um pequeno toque, mas dá a sensação de novo e mostra que se preocupa."
  • Volte a encher os frascos de sabonete para as mãos e de champô. "É agradável ter a sensação de que as comodidades na casa de banho são novas", diz Alex, de São Francisco. "Um frasco cheio e fechado faz com que os hóspedes se sintam como os primeiros a utilizá-lo."
As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.
Airbnb
9 de mar. de 2023
Esta informação foi útil?