Saltar para o conteúdo
    Continue a navegar para aceder aos resultados sugeridos

    A Reserva Imediata é adequada para si?

    Deve usar a Reserva Imediata ou os pedidos de reserva? Os anfitriões da Airbnb dão a sua opinião.
    Por Airbnb em 20 de nov de 2019
    Leitura de 4 minutos
    Atualizado em 20 de nov de 2019

    Destaques

    • Manter o seu calendário atualizado é essencial para utilizar a Reserva Imediata

    • Escolha os seus próprios critérios de Reserva Imediata, por exemplo, apenas hóspedes com comentários positivos

    • A opção de Reserva Imediata pode não ser adequada para si se apenas aceitar estadias de 28 dias ou mais, ou se as características do seu espaço não forem adequadas a todos os hóspedes

    Noções básicas sobre a Reserva Imediata

    A Reserva Imediata é uma ferramenta poderosa que permite aos hóspedes reservarem a sua casa de imediato nas datas disponíveis. Além disso, os anfitriões não necessitam de analisar e aceitar individualmente cada pedido de reserva. Muitos anfitriões referem que ganham mais dinheiro ao facilitar o processo de reserva aos hóspedes e que os hóspedes apreciam a maior conveniência daí resultante. Os anúncios com Reserva Imediata também tendem a posicionar-se melhor nos resultados de pesquisa da Airbnb.

    É fundamental manter o calendário atualizado para utilizar a Reserva Imediata com sucesso. Caso contrário, poderá receber reservas inesperadas ou acabar por cancelar uma reserva devido a um erro de agendamento, uma prática não recomendada pela Airbnb que pode resultar numa taxa de cancelamento. Para garantir que o seu calendário da Airbnb está sempre atualizado, é aconselhável sincronizá-lo com o calendário que mais utiliza (iCal, Google, etc.).

    Ferramentas para maior tranquilidade

    Inicialmente, alguns anfitriões podem sentir-se hesitantes em utilizar a Reserva Imediata, pois receiam a escassez de informação sobre os potenciais hóspedes antes da reserva. Pode definir as suas preferências para apenas disponibilizar a Reserva Imediata aos hóspedes que tenham recebido comentários positivos de outros anfitriões e/ou hóspedes que tenham documentos de identificação oficiais.

    Também pode criar uma saudação personalizada e incluir perguntas importantes que os hóspedes que utilizam a opção de Reserva Imediata irão ver durante o processo de reserva:

    • Quem mais ficará alojado consigo?
    • Qual é o motivo da sua viagem?
    • Pode confirmar que leu as Regras da Casa?

    "Assim que percebi que o que procurava nos hóspedes (pessoas com avaliações positivas) poderia ser tratado de modo automático pela Airbnb", refere a anfitriã Kristine de São Francisco, "na realidade, para mim passou a fazer mais sentido utilizar a Reserva Imediata, para obter os benefícios de mais visualizações e reservas, enquanto mantinha o mesmo nível de qualidade de hóspedes de que usufruía ao analisar pessoalmente os pedidos."

    Motivos para ainda receber pedidos de reserva

    Mesmo que tenha a Reserva Imediata ativa, existem casos em que pode receber pedidos de reserva dos hóspedes. Tal pode ocorrer se passar algum tempo sem atualizar o seu calendário ou se tiver cancelado uma reserva recentemente. Além disso, poderá receber pedidos de reserva de hóspedes que não cumpram os seus critérios de reserva imediata. Tem de responder a todos os pedidos recebidos ao aceitar ou rejeitar a reserva. Em alternativa, pode enviar uma mensagem aos potenciais hóspedes no prazo de 24 horas.

    Os motivos para alguns anfitriões não utilizarem a Reserva Imediata

    Apesar das várias vantagens da Reserva Imediata, alguns anfitriões obtêm melhores resultados com pedidos de reserva. Eis algumas razões pelas quais isto pode acontecer:

    • Estes anfitriões apenas oferecem estadias de longa duração. Annie, uma anfitriã em Sonoma, na Califórnia, utiliza pedidos de reserva porque apenas oferece estadias de 30 dias ou mais para cumprir os regulamentos de hospedagem da respetiva zona. "Adoraria utilizar a Reserva Imediata, mas é necessário um planeamento logístico maior quando se hospeda alguém durante um período tão grande", afirma. "É como ter um inquilino."
    • Estes anfitriões têm requisitos pessoais únicos. Nichola, uma anfitriã em Guelph, no Canadá, tem uma sensibilidade ambiental que a obriga a manter o seu espaço livre de fragrâncias. Neste sentido, utiliza os pedidos de reserva para garantir que os hóspedes estão dispostos a aceitar as suas Regras da Casa muito específicas. "Tenho enxaquecas com produtos perfumados, pelo que preciso de ter a certeza de que os meus hóspedes entendem as alergias a fragrâncias", afirma.
    • O espaço tem características ou desafios especiais. Por exemplo, um quarto privado no interior de uma casa onde habitam animais de estimação ou crianças ou um espaço extremamente rústico que pode colocar dificuldades a determinados hóspedes. Os pedidos de reserva podem ser uma boa escolha para garantir que os hóspedes estão cientes de todos os aspetos singulares da sua casa antes de a visitarem.

    A fiabilidade é fundamental para a utilização da Reserva Imediata

    Seja qual for a sua decisão, lembre-se de que a Airbnb tem políticas rigorosas sobre o cancelamento de reservas por parte dos anfitriões, uma vez que a fiabilidade é um aspeto essencial dos excelentes anfitriões. Dito isto, caso permita reservas imediatas e se sinta desconfortável com uma reserva que recebeu (por exemplo, porque os potenciais hóspedes estão a solicitar algo que infringe as suas Regras da Casa), pode cancelar uma reserva sem penalização através da ferramenta de cancelamento online no máximo três vezes por cada ano civil.

    Tenha presente que o cancelamento de uma reserva indica que, neste momento, a Reserva Imediata pode não ser uma boa opção para si. Neste sentido, se cancelar uma reserva, a Airbnb poderá enviar pedidos de reserva nas reservas que se seguirem.

    Destaques

    • Manter o seu calendário atualizado é essencial para utilizar a Reserva Imediata

    • Escolha os seus próprios critérios de Reserva Imediata, por exemplo, apenas hóspedes com comentários positivos

    • A opção de Reserva Imediata pode não ser adequada para si se apenas aceitar estadias de 28 dias ou mais, ou se as características do seu espaço não forem adequadas a todos os hóspedes

    Airbnb
    20 de nov de 2019
    Esta informação foi útil?