Na Airbnb, a confiança é a pedra angular da nossa comunidade, onde milhões de pessoas de todo o mundo confiam umas nas outras enquanto viajam como hóspedes ou recebem pessoas como anfitriões.
Para criar esta confiança, a verificação de identidade dos nossos utilizadores é fundamental. O nosso processo de verificação de identidade consiste numa série de passos que tomamos para garantir que os utilizadores da nossa comunidade são quem dizer ser, para que todos possam sentir-se mais confiantes ao utilizar a Airbnb. Todos os anfitriões, os coanfitriões e os hóspedes responsáveis pelas reservas têm de verificar a identidade para usar a nossa plataforma.
Embora nenhum processo seja perfeito, o objetivo desta verificação é minimizar os comportamentos fraudulentos, promover a segurança e permitir interações significativas e autênticas na nossa comunidade.
Observação: os utilizadores com identidade verificada facultaram informações que validámos através do nosso processo. Embora este processo contribua para salvaguardar a nossa comunidade, não garante que as pessoas sejam quem dizem ser.
A verificação da identidade dos hóspedes e dos anfitriões ajuda-nos a:
A verificação de identidade é obrigatória para anfitriões principais, coanfitriões e hóspedes em todas as estadias na Airbnb, podendo também ser exigida em algumas Experiências.
O processo inclui a verificação de dados pessoais como nome legal, morada, telefone e outros contactos. Em alguns casos, este processo é automático, mas noutros podemos precisar de informações adicionais, conforme explicado abaixo.
Alguns utilizadores podem optar pelo reconhecimento facial para a verificação.
Os métodos disponíveis variam por região. Na Coreia do Sul, por exemplo, é possível usar certificados emitidos por terceiros.
Não se preocupe: as informações de identificação que nos facultar, para além do nome, não são partilhadas com nenhum dos anfitriões ou hóspedes na Airbnb e são tratadas conforme disposto na nossa Política de Privacidade.
Em circunstâncias limitadas, se não conseguir concluir a verificação com estas informações, pode fornecer outras provas que comprovem a sua identidade, como uma certidão de casamento ou ordem judicial, para concluir o processo.
Observação: se hospedar na qualidade de empresa, pode ser-lhe solicitado que verifique mais informações, como o endereço residencial ou a nacionalidade. Além disso, se residir na UE e receber rendimentos do arrendamento de alojamentos, da oferta de Experiências ou de serviços de co-hospedagem, ou se receber rendimentos de um espaço anunciado na UE, também lhe será solicitado que verifique informações adicionais.
Os hóspedes têm de verificar a identidade quando reservam um alojamento ou uma Experiência se os anfitriões o exigirem. A maioria dos utilizadores só precisa de fazer isto uma vez e estamos disponíveis para ajudar ao longo de todo o processo.
Habitualmente, este processo é iniciado durante o pagamento, quando lhe indicamos um prazo específico para concluir a verificação. Durante este período, a reserva fica pendente e outras pessoas não podem reservar o alojamento nas datas escolhidas. Também lhe enviamos notificações (como e-mails, SMS e notificações push, consoante as suas preferências), para concluir a verificação antes do prazo. Se não concluir o processo neste prazo, a reserva não fica confirmada.
Se começou hospedar na plataforma recentemente, tem de verificar a identidade quando criar o primeiro anúncio de um alojamento ou uma Experiência ou se outra pessoa lhe tiver enviado um convite para co-hospedar. Embora não exista um limite de tempo para os anfitriões concluírem a verificação, os anúncios não são publicados até que esta seja concluída. Isto significa que só pode aceitar reservas depois de a sua identidade ter sido verificada. Da mesma forma, todos os coanfitriões têm de concluir a verificação antes de poderem aceitar o convite para co-hospedar.
Podemos solicitar periodicamente que os anfitriões efetuem verificações de identidade. Se não o fizer quando solicitado, o seu calendário pode ficar bloqueado até concluir o processo.
Por último, se editar o nome legal na Conta, também lhe pedimos que volte a verificar a sua identidade. Pode utilizar as informações já fornecidas para o fazer de imediato, como o nome e os dados de contacto, ou podemos solicitar que conclua outros passos necessários. Neste caso, as viagens que já reservou não são afetadas, mas não pode fazer novas reservas antes de verificarmos as alterações.
As reservas existentes também não são afetadas, mas o calendário é bloqueado até concluir a verificação.
Observação: para fazer uma reserva, é essencial enviar as informações necessárias assim que possível. Se o check-in tiver início nas próximas 12 horas, tem 1 hora para concluir a verificação. Caso contrário, tem de concluir a verificação no prazo de 12 horas após efetuar a reserva.
Embora a reserva fique pendente durante este período, só é confirmada se concluir a verificação no prazo indicado.
Habitualmente, após enviar as informações, demoramos menos de uma hora a verificar a identidade, mas o tempo pode variar consoante o país onde vive e as informações facultadas.
As informações facultadas devem ser válidas, verdadeiras e estar atualizadas. Caso contrário, o processo de verificação pode demorar mais tempo ou podemos ter de entrar novamente em contacto consigo e solicitar informações adicionais.
Se estiver a efetuar uma reserva como hóspede, deve concluir a verificação dentro do prazo que lhe fornecemos. Durante este período, a reserva fica pendente e outras pessoas não podem reservar o alojamento nas datas escolhidas. Também lhe enviamos notificações (como e-mails, SMS e notificações push), para concluir a verificação antes do prazo.
Assim que a sua identidade for verificada, é-lhe atribuído um emblema de identidade verificada. O emblema e o estado de identidade verificada são exibidos na Airbnb como um emblema vermelho com uma marca de verificação junto à foto de perfil. O emblema também é exibido no seu perfil, na secção Informações confirmadas de [o seu nome]. Para os anfitriões, o emblema de Identidade verificada também pode ser apresentado na secção Anfitrião na página do anúncio.
No caso das empresas que gerem muitos anúncios associados a várias contas, nem todas as contas associadas podem apresentar um emblema de Identidade verificada, mesmo que a empresa que gere a conta tenha sido verificada.
Se alterar as suas informações pessoais, como o nome legal, ou remover o documento de identificação oficial da sua conta, pode perder o emblema de identidade verificada e ter de realizar novamente o processo de verificação para poder fazer reservas ou receber futuros hóspedes.
A Airbnb não partilha os documentos de identificação oficiais com os anfitriões quando faz a reserva. No entanto, os anfitriões podem solicitar o seu documento de identificação oficial após fazer a reserva se, nesse momento, a descrição do anúncio incluir informações sobre o que é necessário e o motivo para o solicitarem. Isto aplica-se apenas se tal for necessário por motivos legais ou de conformidade, conforme descrito na Política Fora da Plataforma da Airbnb.
Em alguns territórios, a legislação exige que os hóspedes se registem junto das autoridades locais. Pode fazê-lo diretamente junto das autoridades ou, em alternativa, os anfitriões podem fazê-lo nos alojamentos em nome das autoridades. Por outras palavras, se reservou um alojamento numa região onde o registo é obrigatório por lei, os anfitriões de um bed & breakfast, hostel, hotel ou outro alojamento na Airbnb podem pedir-lhe que se registe.
Somos uma comunidade baseada na confiança e um dos elementos essenciais para conquistar essa confiança é sermos transparentes quanto à forma como utilizamos as suas informações.
Apenas os funcionários autorizados da Airbnb e os prestadores de serviços independentes autorizados podem aceder às informações que nos envia e todas as informações são armazenadas e transmitidas de forma segura. Partilhamos informações sobre a sua identificação com prestadores de serviços externos autorizados que facilitam o processo de verificação de identidade. Isto inclui aspetos como a verificação de identidade, a autenticação dos documentos de identificação e a realização de verificações de antecedentes (se permitido pela lei aplicável).
Eliminamos os documentos de identificação oficiais após o período previsto de conservação dos dados relacionado com a finalidade para que foram recolhidos, exceto se formos legalmente obrigados a conservá-los. Tenha em atenção que, após a eliminação do seu documento, continuamos a reter algumas informações do mesmo, como a data de nascimento, para fins de gestão da conta, conformidade legal e segurança geral.
Tratamos as informações recolhidas durante a verificação de identidade para os fins descritos na nossa Política de Privacidade. Abaixo encontram-se exemplos das informações que recolhemos e dos fins para os quais as podemos utilizar.