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Instruções

Verificação de identidade na Airbnb

Na Airbnb, a confiança é a pedra angular da nossa comunidade, onde milhões de pessoas de todo o mundo confiam umas nas outras enquanto viajam como hóspedes ou recebem hóspedes como anfitriões.

Uma parte fundamental para criar esta confiança é a verificação de identidade dos nossos utilizadores. O nosso processo de verificação de identidade consiste numa série de passos que tomamos para garantir que os utilizadores da nossa comunidade são quem dizer ser, para que todos possam sentir-se mais confiantes ao utilizar a Airbnb. Todos os anfitriões, os coanfitriões e os hóspedes que fazem reservas devem verificar a identidade para usar a nossa plataforma. 

Embora nenhum processo seja perfeito, o objetivo desta verificação é minimizar os comportamentos fraudulentos, promover a segurança e permitir interações significativas e autênticas na nossa comunidade.

Observação: a verificação de identidade significa que os utilizadores forneceram informações que validámos através do nosso processo. Embora este processo contribua para salvaguardar a nossa comunidade, não garante que as pessoas sejam quem dizem ser.

Porque verificamos a identidade

A verificação da identidade dos hóspedes e dos anfitriões ajuda-nos a:

  • Promover a confiança entre hóspedes e anfitriões
  • Fazer cumprir as orientações da comunidade da Airbnb
  • Reduzir comportamentos fraudulentos
  • Realizar verificações de antecedentes quando permitido por lei
  • Responder, dar apoio e investigar problemas de segurança
  • Cumprir as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo pagamentos e leis fiscais

Como funciona a verificação de identidade

Exigimos a verificação de identidade para todos os anfitriões principais, coanfitriões e hóspedes em todas as estadias na Airbnb, assim como para participar em algumas Experiências.

A verificação de identidade significa verificar determinadas informações pessoais, como o nome legal, endereço, número de telefone ou outros dados de contacto. Nalguns casos, podemos fazer isto sem precisar de qualquer informação adicional da sua parte. Noutros casos, pode ser necessário pedir-lhe mais informações, conforme descrito abaixo. 

Não se preocupe, quaisquer informações de identidade que forneça para além do nome não são partilhadas com nenhum dos anfitriões ou hóspedes na Airbnb e são tratadas segundo a nossa Política de Privacidade.

Que informações solicitamos

  • Nome legal, endereço e/ou outras informações pessoais: em alguns casos, as informações pessoais são tudo o que precisamos para verificar a identidade, mas isto depende de alguns fatores, incluindo o país onde se encontra ou se detetarmos anomalias na nossa plataforma. Recolhemos o seu nome legal durante o registo ou a verificação, mas pode sempre adicionar outro nome que prefira usar. É este que vai ser apresentado aos anfitriões e hóspedes.
  • Foto do documento de identificação oficial: se não conseguirmos verificar a sua identidade com as informações acima referidas, ou se um determinado método de verificação não estiver disponível ou não for válido no seu país, poderemos pedir-lhe que apresente uma fotografia do seu documento de identificação oficial, como a carta de condução, o passaporte ou o documento de identidade nacional. Pode obter mais informações sobre os tipos de documentos de identificação permitidos, bem como sobre as orientações específicas de cada país.
  • Selfie: podemos pedir-lhe uma fotografia sua além da foto do documento de identificação oficial acima. Não se preocupe, pois esta selfie não vai ser usada no seu perfil nem mostrada a outros utilizadores. Se não conseguir enviar-nos uma selfie que corresponda à foto do seu documento de identificação oficial, pode contactar-nos e pedir para usar um método de verificação alternativo.

Se não conseguir concluir a verificação com estas informações, em circunstâncias limitadas, pode ser elegível para facultar outras provas que comprovem a sua identidade, como uma certidão de casamento ou ordem judicial, para concluir o processo.

Observação: se hospedar como empresa, pode ser-lhe pedido que verifique informações adicionais, como o endereço residencial ou a nacionalidade. Além disso, se for residente na UE e receber rendimentos do arrendamento de alojamentos, da oferta de Experiências ou de serviços de co-hospedagem, ou se receber rendimentos de um espaço anunciado na UE, também lhe será pedido que verifique informações adicionais.

Quando é solicitada a verificação

Para hóspedes

Os hóspedes têm de verificar a identidade quando reservam um alojamento ou uma Experiência nos casos em que a verificação é exigida pelos anfitriões. A maioria dos utilizadores só precisa de fazer isto uma vez e estamos disponíveis para ajudar ao longo de todo o processo.

Isto acontece normalmente durante o pagamento, quando lhe damos um prazo específico para concluir a verificação. Durante este período, a reserva fica pendente e outras pessoas não podem reservar o alojamento nas datas escolhidas. Também lhe vamos enviar notificações, como e-mails, SMS e notificações push, consoante as suas preferências, para concluir a verificação antes do prazo. Se não concluir o processo dentro deste prazo, a reserva não será confirmada.

Para anfitriões

Se está a dar os primeiros passos a hospedar na plataforma, tem de verificar a sua identidade quando criar um anúncio para um alojamento ou Experiência pela primeira vez, ou se tiver recebido um convite para co-hospedar um anúncio. Embora não exista um limite de tempo para os anfitriões concluírem a verificação, os anúncios não são publicados até que esta seja concluída. Isto significa que só pode aceitar reservas depois de a sua identidade ter sido verificada. Da mesma forma, todos os coanfitriões têm de concluir a verificação antes de aceitarem o convite para co-hospedar.

Podemos pedir aos anfitriões que efetuem verificações de identidade periodicamente. Se não o fizer quando lhe for pedido, o seu calendário pode ser bloqueado até que o faça.

Por último, se editar o seu nome legal na sua Conta, também lhe pedimos que volte a verificar a sua identidade. Esta pode ser feita instantaneamente utilizando as informações já facultadas, como o nome e dados de contacto, ou pode ser-lhe pedido que conclua outros passos necessários à verificação. Quando isto acontecer, as viagens que já reservou não são afetadas, mas não pode fazer novas reservas antes de verificarmos as alterações.

As reservas existentes também não são afetadas, mas o calendário vai ser bloqueado até concluir a verificação.

Observação: para fazer uma reserva, é essencial enviar as informações necessárias assim que possível. Se a hora de check-in for no prazo de 12 horas, tem uma hora para concluir a verificação. Caso contrário, tem de concluir a verificação no prazo de 12 horas após efetuar a reserva. 

Embora a reserva fique pendente durante este período, só será confirmada se concluir a verificação dentro do prazo aplicável ao seu caso.


Quanto tempo demora o processo

Após o envio das informações, normalmente demoramos menos de uma hora a verificar a identidade, consoante o país onde vive e as informações facultadas.

As informações facultadas devem ser válidas, verdadeiras e estar atualizadas. Caso contrário, o processo de verificação poderá demorar mais tempo ou poderemos ter de entrar novamente em contacto consigo e solicitar informações adicionais.

Se estiver a efetuar uma reserva como hóspede, deve concluir a verificação dentro do prazo que lhe fornecemos. Durante este período, a reserva fica pendente e outras pessoas não podem reservar o alojamento nas datas escolhidas. Além disso, também lhe vamos enviar notificações, como e-mails, SMS e notificações push, para concluir a verificação antes do prazo.

Sugestões em caso de problemas

  • Verifique as mensagens: pode ter recebido informações adicionais por SMS, e-mail ou telefone. Se acha que não recebeu uma mensagem nossa, siga estas instruções.
  • Utilize o seu nome próprio e apelido legal: o nome legal que fornece deve corresponder ao que consta nos registos públicos ou no seu documento de identificação oficial. Se for diferente, por exemplo, após um casamento ou uma afirmação de género, pode contactar a nossa equipa de Apoio ao Cliente para efetuar a verificação de um nome legal alternativo com um documento oficial, como uma certidão de casamento ou uma ordem judicial. Embora tenha de utilizar um nome legal para efeitos de verificação, pode adicionar o nome que prefere usar. É este que será mostrado aos outros hóspedes e anfitriões.
  • Conceda permissões de acesso à câmara: a aplicação Airbnb ou o navegador podem necessitar de permissões para aceder à sua câmara. Pode encontrar instruções sobre como conceder estas permissões à Airbnb nas definições do navegador ou da aplicação. Se atualizar estas permissões e continuar a não funcionar, tente atualizar a nossa aplicação ou página.
  • Utilize fotos de elevada qualidade: Tire fotografias numa divisão bem iluminada. Estas devem ser nítidas, não estar obscurecidas e caber nas molduras designadas durante o processo. Para selfies, os adereços religiosos para a cabeça são bem-vindos, desde que seja possível ver os seus olhos, nariz e boca. Não se preocupe, pois a sua selfie não será mostrada aos outros utilizadores na Airbnb nem apresentada no seu perfil.
  • Tire uma foto sua em tempo real: se lhe for pedido para tirar uma selfie, esta deve ser tirada no momento da apresentação e não deve ser uma fotografia sua anterior. Não se preocupe, pois esta não será apresentada no seu perfil nem mostrada aos outros utilizadores da Airbnb.
  • Use um documento de identificação oficial não expirado: o documento de identificação que apresentar não pode estar caducado e ser original, o que significa que não pode ser uma fotocópia, um PDF ou outra cópia digital. Se o documento de identificação tiver dois lados, como uma carta de condução ou um documento de identidade nacional, apresente fotografias da frente e do verso. Saiba que também pode ter de seguir orientações específicas do país, consoante a localização onde se encontra.

Onde é apresentado o emblema de identidade verificada

Assim que a sua identidade for verificada, é-lhe atribuído um emblema de identidade verificada. O emblema e estado de identidade verificada são exibidos na Airbnb como um emblema vermelho com uma marca de verificação junto à foto de perfil. O emblema também é exibido no seu perfil, sob a secção Informações confirmadas de [o seu nome]. Para os anfitriões, o emblema de Identidade verificada também pode ser apresentado na secção Anfitrião na página do anúncio.

Para grandes empresas, que gerem muitos anúncios em várias contas, nem todas as contas associadas podem apresentar um emblema de Identidade verificada, mesmo que a empresa que gere a conta tenha sido verificada.

Perder o emblema de identidade verificada

Se alterar as suas informações pessoais, como o nome legal, ou remover o documento de identificação oficial da sua conta, pode perder o emblema de identidade verificada e ter de efetuar o processo de verificação novamente para reservar ou receber futuros hóspedes.

    Informações de identidade que os anfitriões podem pedir

    A Airbnb não partilha os documentos de identificação oficiais com os anfitriões quando faz a reserva. No entanto, após a reserva, os anfitriões podem pedir-lhe um documento de identificação oficial se tiverem adicionado informações sobre o que é necessário e o motivo na descrição do anúncio no momento da reserva. Isto aplica-se apenas quando for necessário por motivos legais ou de conformidade, conforme descrito na política fora da plataforma da Airbnb.

    Algumas regiões possuem legislação que exige que os hóspedes se registem junto das autoridades locais. Algumas regiões têm leis que exigem que os hóspedes se registem junto das autoridades locais. Isto pode ser feito diretamente junto das autoridades ou nos alojamentos pelos anfitriões em nome das autoridades. Por outras palavras, se reservou um alojamento numa região onde o registo é obrigatório por lei, os anfitriões de um bed & breakfast, hostel, hotel ou outro alojamento na Airbnb podem pedir-lhe que se registe.

    Como partilhamos e gerimos os seus dados

    Somos uma comunidade baseada na confiança. Uma parte fundamental para conquistar essa confiança é sermos claros quanto à forma como utilizamos as suas informações.

    Apenas os funcionários autorizados da Airbnb e os prestadores de serviços independentes autorizados podem aceder às informações que nos envia, além de que todas as informações são armazenadas e transmitidas de forma segura. Partilhamos informações sobre a sua identificação com prestadores de serviços independentes autorizados para auxiliar no processo de verificação de identidade. Isto inclui aspetos como a verificação de identidade, a autenticação dos documentos de identificação e a realização de verificações de antecedentes (quando permitido pela lei aplicável).

    Eliminamos os documentos de identificação oficiais após o período de retenção previsto relacionado com a finalidade para que foram recolhidos, exceto se formos legalmente obrigados a mantê-los. Tenha em atenção que, após a eliminação do documento, continuamos a reter algumas informações do mesmo, como a data de nascimento, para efeitos de gestão da conta, conformidade legal e segurança geral. 

    Tratamos as informações recolhidas durante a verificação de identidade para os fins descritos na nossa Política de Privacidade. Abaixo encontram-se exemplos das informações que recolhemos e dos fins para os quais as podemos utilizar.

    • Informações pessoais que nos forneceu, tais como o nome legal, a morada e a data de nascimento:
      • Apoiar o nosso processo de verificação de identidade, tal como descrito acima
      • Responder e investigar questões de segurança e proteção para proteger os nossos utilizadores na plataforma Airbnb e a comunidade em geral
      • Responder a inquéritos das autoridades e prestar-lhes assistência; responder a pedidos de informação de organismos públicos
      • Garantir o cumprimento das orientações da comunidade da Airbnb
      • Cumprir a legislação aplicável, que inclui pagamentos e legislação fiscal
      • Detetar comportamentos fraudulentos
      • Realizar verificações de antecedentes, quando permitido pela legislação aplicável
    • O seu documento de identificação oficial ou outro documento de identificação que tenha fornecido:
      • Apoiar o nosso processo de verificação de identidade, tal como descrito acima
      • Responder e investigar questões de segurança e proteção que envolvam os utilizadores da plataforma e a comunidade em geral
      • Responder a inquéritos das autoridades e prestar-lhes assistência
      • Cumprir a legislação aplicável, que inclui pagamentos e legislação fiscal

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