Dicas para receber hóspedes com requisitos de acessibilidade

Acolha mais hóspedes ao destacar as comodidades de acessibilidade da sua propriedade.
Por Airbnb em 7 de abr. de 2021
Vídeo de 9 minutos
Atualizado em 2 de dez. de 2022

Muitos hóspedes da Airbnb têm requisitos de acessibilidade específicos. As pessoas com mobilidade reduzida utilizam por vezes andarilhos ou cadeiras de rodas e, antes de fazer a reserva da viagem, querem saber se o espaço do anfitrião os pode acomodar bem.

Como muitos hóspedes filtram as pesquisas por recursos de acessibilidade, mostrar o que o seu espaço oferece pode ajudar o seu anúncio a aparecer em mais pesquisas, o que pode aumentar a sua probabilidade de conseguir reservas.

A Airbnb agora tem uma Categoria Adaptada, que destaca espaços confirmados como adequados para utilizadores de cadeiras de rodas, com caminhos para entradas sem degraus e, pelo menos, um quarto e casa de banho. Certifique-se de que acrescenta ao seu anúncio todos os recursos de acessibilidade que tem e, se o seu espaço se qualificar, poderá ser incluído nesta nova categoria.

Sophie Morgan, uma apresentadora de televisão e defensora de pessoas com deficiência, apresentada no vídeo acima, tornou-se anfitriã na Airbnb porque queria abrir a sua casa que tem um design especial a outros viajantes. "Trabalhei muito para ter uma casa com acessibilidade para mim", diz ela. "Eu sei que também seria ótimo para muitas outras pessoas — especialmente aquelas com deficiência — pelo que quero realmente partilhá-la".

Sophie reconhece que pode ser difícil viajar para aqueles com requisitos de acessibilidade, mas tenta não deixar que isso a impeça de ver o mundo. "Há cerca de 19 anos que utilizo uma cadeiras de rodas", diz ela. "O mundo não está concebido para pessoas com deficiência, mas viajar ainda vale 100% a pena"

Aqui estão algumas orientações para criar um espaço convidativo que os hóspedes com requisitos de acessibilidade podem reservar com confiança.

Adicione comodidades de acessibilidade ao seu espaço

Os recursos que podem ajudar o seu espaço a destacar-se para os hóspedes incluem:

  • Lugar de estacionamento com acessibilidade
  • Iluminação nos caminhos para a entrada
  • Percurso sem degraus para a entrada dos hóspedes
  • Entrada dos hóspedes sem degraus
  • Entradas para os quartos sem degraus
  • Entradas com mais de 81,28 centímetros de largura
  • Chuveiro sem degraus
  • Barras de apoio para sanita e/ou chuveiro
  • Banco de chuveiro ou de banheira
  • Gruas de teto ou móveis
  • Grua de piscina

Saiba mais sobre como acrescentar recursos de acessibilidade ao seu espaço

Use fotos para destacar a acessibilidade do seu espaço

No vídeo acima, Sophie sugere adicionar "o máximo de fotografias possível" para ajudar potenciais hóspedes com requisitos de acessibilidade a compreender se o seu alojamento é uma boa escolha.

Para garantir que os anúncios estão prontos para hóspedes com necessidades específicas, recomendamos que os anfitriões adicionem legendas às suas fotografias. Por exemplo, pode legendar uma fotografia de uma casa de banho com barras de apoio fixas e informar os hóspedes de que é a única casa de banho com acessibilidade na casa.

Tirar fotografias de vários ângulos pode ajudar os hóspedes a perceber se o seu espaço atenderá às suas necessidades. Por exemplo, adicione fotografias de um lugar de estacionamento com acessibilidade para mostrar claramente a sua localização em relação à sua casa.

Todos os recursos de acessibilidade são analisados de acordo com o que a Airbnb preconiza como diretrizes de fotografia antes de serem adicionadas ao seu anúncio. Se a sua fotografia não mostrar claramente o recurso, podemos pedir-lhe para carregar uma nova fotografia ou remover o recurso do seu anúncio.

Saiba mais sobre como fotografar recursos de acessibilidade

Preparar-se para os hóspedes

Se um hóspede entrar em contacto com requisitos de acessibilidade, fazer algumas perguntas antes da reserva pode ajudar os seus hóspedes a compreender se o espaço do anfitrião é adequado para eles.

Exemplos de iniciadores de conversas úteis incluem:

  • Tem alguma dúvida específica sobre o espaço?
  • Há algo que possa fazer para tornar a sua estadia mais confortável?

Antes que um hóspede com requisitos de acessibilidade chegue, pense em quaisquer toques finais que possam tornar o seu espaço mais fácil de navegar. Algumas ideias:

  • Mover móveis como cadeiras e mesas para criar um caminho mais amplo nos espaços de convivência
  • Criar um acesso mais fácil às tomadas elétricas
  • Colocar itens domésticos como toalhas e pratos em locais de fácil acesso

Saiba como disponibilizar o seu espaço com acessibilidade

Criar um guia inclusivo e envolvente

Um guia é a sua Oportunidade de dar aos hóspedes dicas locais que mostrem a sua hospitalidade e a sua cidade. Ao acrescentar recomendações para refeições, passeios turísticos e atividades ao ar livre, tente pensar como um viajante com requisitos de acessibilidade.

Por exemplo, considere identificar os restaurantes que têm rampas, anunciar trilhos pedonais com caminhos pavimentados e partilhar informações sobre transportes públicos. Ao incorporar estas dicas à sua rotina de hospedagem, pode tornar o seu espaço atrativo para um público mais vasto.

As informações contidas neste artigo podem ter sido alteradas desde a sua publicação.
Airbnb
7 de abr. de 2021
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